Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

Chocolate e Páscoa: Gula e Fé, Doença e Saúde, Consumismo e Vida

Há uma proposta na páscoa que não nos remete em nada a comer como famintos inúmeras barras de chocolate. A proposta da páscoa que é vida nova, morrer para o velho e viver para o novo, nós encontramos dentro de um sofrimento de um Homem Salvador. Um Pastor que entregou sua vida para redenção das suas ovelhas. Ele se entregou como cordeiro sem manchas para que nenhum flagelo caísse sobre os seus. O Amor impregna o acontecimento pascal, coisa que não podemos compreender por causas de nossas limitações. Entretanto estas mesmas limitações não nos afastam dos efeitos pascais.



Por outro lado, estamos aderindo congestionadamente ao consumismo que está sendo inserido cada vez mais na liturgia cristã. Estas atitudes nos distanciam do amor de Deus e impede-nos de receber os benefícios do Sacrifício Salvador. Distanciar dos votos de fé é distanciar das promessas santas, é rejeitar o amor, é não amar.

Penso que todas as coisas que são contrárias a Natureza de Deus são consequentemente maléficas. Estar com Deus, cumprindo os votos, seus preceitos é propiciar o acontecimento de algo bom, é concorrer ao bem. "Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios". (Rm 8,28)
Posso agora dizer que concorre para o mal, aqueles que se distanciam de Deus. Propiciam doenças, degenerações e morte.
Fiz uma pequena pesquisa sobre os efeitos de se desviar do sentido pascal, ou seja, os efeitos de se comer chocolate.


Chocolate e Depressão

 
Chocolate pode piorar depressão, diz estudo

Muitas mulheres compensam a tristeza com uma boa barra de chocolates, pois saiba que essa atitude, além de engordar, não resolve nada. É o que aponta um estudo publicado na revista científica Archives of Internal Medicine.
O trabalho sugere que a crendice popular de que o chocolate ajuda a melhorar o humor de quem está triste ou deprimido pode não ser verdadeira, ou pelo menos ser apenas meia verdade.
Para chegar a esta conclusão, o estudo comparou 900 pessoas, homens e mulheres, em relação ao consumo semanal de chocolate e estado de espírito e concluiu que as pessoas deprimidas consumiam 55% mais chocolate que as outras.


http://www.corposaun.com/chocolate-pode-piorar-depressao-diz-estudo/8690/




Chocolate e distúrbios gastrointestinais

 
“O excesso de chocolate pode promover ganho de peso e distúrbios gastrointestinais, como diarréia, náuseas e vômitos”, alerta a especialista.

Segundo ela, o doce deve ser evitado por crianças com menos de um ano. Já para as maiores, moderação é a palavra de ordem. “Recomendo evitar o consumo diário e não ultrapassar 30 gramas de chocolate por dia”, diz Cristiane.

Como nem sempre é possível controlar os excessos, a endocrinologista do Prontobaby dá a seguinte orientação aos responsáveis: “Em casos de diarréia é preciso suspender o doce e hidratar a criança com líquidos. Se houver desidratação, deve-se procurar um hospital”.

O chocolate pode provocar reações alérgicas em crianças com alergia a algum de seus componentes.”


http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/desfrute-a-pascoa-sem-efeitos-colaterais.php


Chocolate e Triglicérides
 Pode se dizer que triglicéride é um estoque de gordura produzido no organismo pelo excesso de alimentos ingeridos, seja como carboidratos ou gorduras. Deposita-se no tecido adiposo, servindo como isolamento térmico e amortecedor de choques e também é combustível utilizado em casos de jejum ou exercícios.
Com o passar dos anos vai se formando uma camada de gordura ao redor da artéria e caso a pessoa não tome cuidado ocorrera à obstrução total da artéria por volta dos 40 anos.

Nível Ideal
Os níveis de triglicérides devem ser inferiores a 150mg/dl (miligramas por decilitros). O aumento pode levar a risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Para não ultrapassar as taxas, recomenda-se uma alimentação baseada em frutas, vegetais e legumes; evitando comer muito carboidrato (açúcar, mel, tortas, sorvetes, geléias, produtos de confeitaria), muita gordura (bacon, coco, maionese, chocolate, pele de aves, carnes gordas); controlar a ingestão de arroz, massas, Paes, batata, mandioca, trigo, fubá e refrigerantes em geral.


http://www.bemdesaude.com/content/triglicerides.html


Chocolate e Colesterol

 
Quais são os alimentos que produzem aumento do colesterol sangüíneo?

São os alimentos ricos em colesterol e/ou em gorduras saturadas.
O colesterol está presente exclusivamente nos alimentos de origem animal. Assim, todas as carnes e seus derivados, os frutos do mar, os miúdos, a gema do ovo, o leite e seus derivados (manteiga, iogurte, coalhada, queijos, creme de leite, chantilly) contêm colesterol.
As gorduras saturadas são encontradas em:
* alimentos de origem animal: carnes, leite e derivados;
* alimentos industrializados: bolos, biscoitos recheados, chocolates, croassants, tortas, gordura hidrogenada, sorvetes cremosos;
* alimentos vegetais: coco, banha de coco, azeite de dendê.


http://emedix.uol.com.br/doe/car006_1i_colesterolalto.php


Chocolate e Ingestão

 
A ingestão de chocolate pode trazer benefícios à saúde nas seguintes condições:

* desde que seja do tipo amargo (60% -70% de cacau);
* não contenha leite na sua formulação (também não deve ser ingerido com leite ou derivados);
* consumido em pequena quantidade (alguns estudos sugerem não mais que 25 g por dia);
* as calorias ingeridas com o chocolate devem ser suprimidas de outras refeições

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?686


Chocolate e Dependência

 
A teobromina, uma substância presente neste doce, estimula a produção do neurotransmissor serotonina, que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar. “Minha produtividade no trabalho está atrelada ao consumo de chocolate. Se não como, parece que meu cérebro fica sem energia”, conta a advogada Mariana Veiga, 25 anos. De acordo com o endocrinologista Walmir Coutinho, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, existem estudos que apontam que a região do cérebro ativada com o consumo do chocolate é a mesma afetada em um dependente de cocaína. O alimento é tão eficiente em proporcionar prazer (e viciar), que, contam os registros históricos, já foi relacionado com forças ditas malignas. “No século 16, os jesuítas deixaram escrito que a bebida feita de cacau consumida pelos nativos era uma coisa do demônio. Isso porque eles não conseguiam parar de consumi-la, era algo viciante”, conta o endocrinologista João César Castro Soares.

Excesso de chocolate: por ser um alimento muito calórico, pode acabar em ganho excessivo de peso e até em obesidade. Há ainda problemas indiretos, como um aumento no risco de desenvolver diabetes e problemas cardíacos.


http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cafe-chocolate-a-acucar-entenda-porque-esses-alimentos-podem-viciar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...