Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

Via Sacra encenada, é difícil não se emocionar


Em nossas paróquias já vemos os jovens ensaiando o caminho do Senhor Jesus: a Via Sacra!
A encenação da Via Sacra para mim é composta de um mistério. Tais ensaios não possuem atores, diretores, produções, estruturas etc. Sem contar que os participantes são os ‘sem noção’,  brincam na hora errada, filhos de pais drogados, separados e desempregados. Ou seja meninos que quase ninguém dá valor!
Mas quando chega o grande momento em que a comunidade chega para assistir e participar e que todos saem em procissão pelas ruas, a face de todo mundo muda. Eles vivem a história santa, não estragam, ficam todos tocados e evangelizam sendo evangelizados.
É muito bonito e tocante, é gratificante. Todos os anos quando estou por perto, procuro incentivar a galera para participar e experimentar tão grande sabor. Não dá pra não sentir, cada estação é uma espada de dor na nossa alma, os cantos piedosos, as leituras bíblicas, a atmosfera, os idosos, as crianças e até os animais corroboram com este acontecimento.

Veja aqui a letra desta música tão piedosa e expressiva, sempre me emociono:

1- A morrer crucificado, teu Jesus é condenado, por teus crimes,pecador. (2x)
Pela virgem dolorosa, vossa mãe tão piedosa, perdoai - me meu Jesus. (2x)
2- Com a cruz é carregado, e do peso acabrunhado, vai morrer por teu amor (2x)
3- Pela cruz tão oprimido, cai Jesus desfalecido,pela tua salvação. (2x)
4- De Maria lagrimosa,sua mãe tão dolorasa vê A imensa compaixão. (2x)

http://letras.terra.com.br/paulo-roberto/1243816/?domain_redirect=_es

Veja este vídeo:


Via-Sacra
Primeira Estação

Jesus é condenado à morte
V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.
... Senhor Jesus, por que Vos condenaram à morte? Que foi que fizestes que merecia a morte? Curaste doentes, alimentastes famintos, ressuscitastes os mortos, perdoastes aos pecadores, respeitastes as autoridades, trabalhastes para o bem da humanidade, fostes humilde, manso, bondoso, misericordioso. Por que esta sentença tão cruel e humilhante?... O nosso orgulho, inveja, egoísmo, covardia, comodismo, calúnias, apego exagerado pelas coisas deste mundo Vos condenaram. Eis aqui o segredo da injusta sentença. Tenho que perguntar-me: o que eu fiz com Cristo? Não O condenei, por acaso, a morrer?... Cristo, ajudai-me a viver o Vosso Evangelho até a morte.
A morrer crucificado
teu Jesus é condenado
por teus crimes, pecador (bis).
Restante das estações em: http://www.redentoristas.org.br/index.php?pag=oracao&detalhe=ok&codoracao=10&PHPSESSID=95c59981cedeabc1fe7da9f9cb8e316c

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...