Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

São Nicolau, Bispo de Mira e Confessor. Servo de Jesus Cristo.

Hoje 6 de dezembro a Igreja comemora o dia de São Nicolau. Um pequeno trecho nos diz quem foi este homem:

Bispo de Mira, na Ásia Menor, durante a perseguição de Diocleciano foi preso e torturado por ser cristão, mas não chegou a ser martirizado. Participou do Concílio de Nicéia, no qual foi condenada a heresia ariana. Na abertura desse concílio, o imperador Constantino ajoelhou-se diante de São Nicolau e de outros santos varões que haviam padecido na última perseguição, e beijou com respeito suas gloriosas cicatrizes. É um dos santos mais populares da Igreja, tanto no Oriente quanto no Ocidente. Suas relíquias foram transportadas para Bari, no sul da Itália, onde até hoje são objeto de grande veneração.
Mas o que incomoda bastante é o que fazem com a figura de um homem de Deus, não chegou a ser martirizado, no entanto o que se faz hoje chega a ser um sofrimento. Ou seja, esquecer o trabalho missionário e dedicação de quem serviu a Nosso Senhor, colocando-o como uma figura do consumismo, do dinheiro, do poder mundano e do materialismo. É tanta mentira travestida. Sendo mentira, não é boa coisa. Não sou contra os contos alegres e as boas fantasias, mas inserir histórias que não tem a ver com o engrandecimento humano utilizando um servo de Deus é muita sacanagem!
Fico pensando em quantas pessoas estejam totalmente alheias a verdadeira história deste homem e por assim estarem, permanecem longe do sentido natalino. Jesus Cristo Salvador fica longe, longe, muito longe mesmo destas estórias. E nesta distância também ficam a nossa redenção, os conceitos morais, a verdadeira alegria de cear com a família aos pés no menino Deus. Não vou desejar um feliz natal agora, quero ao menos aprender isto, vou desejar um feliz advento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...