Páginas

sábado, 5 de março de 2011

O que a Quaresma pode proporcionar na vida espiritual? Vivendo-a, o que muda?

Aqui no Blog Viver Santamente postei uma reflexão da Campanha da fraternidade dentro da Quaresma (que não auxilia muito na conversão e desaceleração do pecado na vida do Homem), postei também a Mensagem do Papa para viver a Quaresma em 2011 e depois de obter alguns questionamentos sobre como viver este tempo adequadamente, enriqueci o  Blog com o ensinamento do Bispo Dom Alberto Taveira. Fiquei ainda incomodado e resolvi postar minha experiência de vida, até porquê conheci as propostas de viver santamente dentro da Quaresma.

Depois de alguns meses (entre 2001 e 2002) onde o Senhor Jesus havia tocado em mim, aproximou-se o tempo da Quaresma. Até estes dias, eu ainda estava com a vida não resolvida, no entanto após participar de um encontro da Renovação Carismática Católica (Seminário de Vida no Espírito Santo), resolvi viver um tempo de abstinência, naqueles quarenta dias vindouros não iria mais comer carne (nem peixe), ficaria sem beber (alcoólicas) e fui mais além, ficaria sem fazer sexo com minha namorada, não sabia bem sobre a palavra castidade. Desejei naqueles dias fazer alguns votos a Deus e ver a minha vida melhorar um pouco.
Todas as opções tomadas naquela época foram boas e vitoriosas. Os amigos e familiares me perguntavam se eu voltaria a beber e viver a vida antiga; eu sem saber como dizer, falava apenas que o que fosse bom, eu levaria adiante. Lembro de minha namorada ter me perguntado sobre a abstinência sexual e eu com uma coragem, disse a mesma coisa: ‘se for bom, vou levar adiante’. Demonstrei a ela que se o namoro fosse causa de perdição, eu estaria disposto a findá-lo. Entendam que isto era muitíssimo difícil pra mim naquele momento, pois vivia uma vida de muitas imundícies, sexo, bebidas, pagodes, carnavais etc. Foi nestes dias de abstinência e diminuição de pecados que vi como nunca a Santa Missa. Foi a partir daí que senti como um DDD. Comecei a buscar Deus onde Ele estava se manifestando, busquei ter a minha bíblia, participar de encontros, oficina de oração e vida, Confissão, louvores, Grupo de oração, Crisma... isto já aos vinte e seis anos de idade.
Entendi e entendo que no tempo da Quaresma, Jesus vai ao Deserto para mostrar ao Homem o seu valor escondido. Aquele valor que não está no oba-oba, não está na confusão... o valor do Homem eu está no seu íntimo. A Quaresma possibilita reajustar a vida desvirtuada, juntar os pedaços tão dilacerados pelos próprios pecados.
O Homem vive como um vaso quebrado, onde a maior peça inteira se encontra rachada. Ele é ainda como aquele corpo na mesa do legista, com o coração exposto, jorrando sangue e cheio de lagartos hospedeiros, sangue sugas e feridas. Neste tempo sagrado, Deus vem com sua face misericordiosa e convida sua criatura a rever seus passos, lembrá-lo que é gente, que é seu semelhante, que mesmo desmantelado ainda tem valor.
Quando vi dizer pela primeira vez que Quaresma era tempo de conversão, não entendia muito bem, mas quando deixei acontecer esta conversão, minha vida mudou e me tornei feliz. Veio morar em minha casa a Honra, a Paz e a Integridade.
Com o tempo da Quaresma, comecei a olhar dentro de mim a Fé, a Esperança e o Amor. Vi que tinha uma Igreja que me esperava e que me acolheu, vi que tinha irmãos rezando por mim, vi com meus próprios olhos, com meu íntimo, com meu coração e minha mente que há um Deus que me Ama e que cuida de mim.
Aproveite esta Quaresma para aproximar-se de Deus. Reavalie seus impulsos interiores, reveja o que está fazendo aos outros e o que está adquirindo para sua vida.

2 comentários:

  1. Adorei o seu testemunho, é disso que precisamos de mensagens concretas, vividas.
    Parabéns!
    Que Jesus continue te iluminando.

    ****Transmiti para todos os amigos do meu grupo de oração.****

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e por transmitir aos demais irmãos. Bendito seja Deus. Isto confirma nossos anseios. Que vc esteja sempre em Paz.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...