Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Quaresma 2011. Bento XVI envia sua mensagem desejando maior empenho!

Bendito seja Deus que se faz presente nos nossos corações. A mensagem do Papa para a Quaresma já estava sendo ansiosamente aguardada por muitas ovelhas, pude comprovar isto através das visitas que chegaram ao Blog Viver Santamente, especificamente no post sobre Quaresma e Campanha da Fraternidade, muitos não estavam buscando aquilo que eu escrevi, chegaram procurando a mensagem do Papa. A procura antecipada da mensagem do Pastor é um ótimo sinal, muitos já andavam sedentos e desejosos para serem confirmados na fé em questões de como se viver a Quaresma. Nestes dias de tantas confusões, onde muitos instituídos para nos indicar o caminho fazem confusão, nada melhor do que beber direto da fonte como a corsa.




Bento XVI inicia sua mensagem direcionando para nós o sentido da Quaresma e também seu anseio, que possamos experimentar o verdadeiro viver quaresmal e com o devido empenho e força de vontade.

“A Quaresma, que nos conduz à celebração da Santa Páscoa, é para a Igreja um tempo litúrgico muito precioso e importante, em vista do qual me sinto feliz por dirigir uma palavra específica para que seja vivido com o devido empenho.”

É uma proposta para todos nós vivermos um tempo de vida dentro do mistério de Cristo. Não existe vida fora deste tempo e este tempo está entre o Batismo e a Ressurreição, ambos proporcionados pelo poder do nome de Jesus.

É um convite a desgarrarmos das coisas mundanas, um desvincular das coisas materiais e das propostas enganosas que tantos nos amarram, desgarrando disto para imergir-nos na morte e ressurreição de Cristo. O Santo Padre quer nos lembrar deste Sacramento belíssimo que nos vincula a vida de Cristo, que é pois o Sacramento do Batismo qual devemos viver em toda a nossa existência.

“Para empreender seriamente o caminho rumo à Páscoa e nos prepararmos para celebrar a Ressurreição do Senhor – a festa mais jubilosa e solene de todo o Ano litúrgico – o que pode haver de mais adequado do que deixar-nos conduzir pela Palavra de Deus? Por isso a Igreja, nos textos evangélicos dos domingos de Quaresma, guia-nos para um encontro particularmente intenso com o Senhor, fazendo-nos repercorrer as etapas do caminho da iniciação cristã: para os catecúmenos, na perspectiva de receber o Sacramento do renascimento, para quem é baptizado, em vista de novos e decisivos passos no seguimento de Cristo e na doação total a Ele.”

Uma vida em Cristo, como Bento XVI está nos guiando a viver a Santa Quaresma, é o abrir os olhos e o coração para a manifestação da vontade do Senhor em nossas vidas, não O vendo como algo histórico, mas como quem está conosco hoje agindo e se inclinando a nós nas nossas necessidades. O Papa nos revela o poder vitorioso de Jesus nas fases desta nossa caminhada peregrina.

Vivendo nesta Quaresma a palavra oferecida pela Igreja como diz o Papa, teremos nós a oportunidade de receber a força de Cristo que nos auxilia na nossa fragilidade diante das tentações; poderemos ver frente aos nossos olhos a glória de Jesus que se transfigura ao nosso olhar; poderemos dialogar com Ele como fez a Samaritana, e jorrando Água viva em nossos corações; recebendo a cura, principalmente naquilo que temos mais dificuldades e que se tornou um peso enorme no nosso dia-a-dia. Finalmente viveremos o poder da ressurreição, onde o Senhor nos convida a despertar para a sua Luz.

Mensagem do Papa para a Quaresma 2011
«Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que ressuscitastes» (cf. Cl 2, 12)
Amados irmãos e irmãs!
A Quaresma, que nos conduz à celebração da Santa Páscoa, é para a Igreja um tempo litúrgico muito precioso e importante, em vista do qual me sinto feliz por dirigir uma palavra específica para que seja vivido com o devido empenho. Enquanto olha para o encontro definitivo com o seu Esposo na Páscoa eterna, a Comunidade eclesial, assídua na oração e na caridade laboriosa, intensifica o seu caminho de purificação no espírito, para haurir com mais abundância do Mistério da redenção a vida nova em Cristo Senhor (cf. Prefácio I de Quaresma).
1. Esta mesma vida já nos foi transmitida no dia do nosso Baptismo, quando, «tendo-nos tornado partícipes da morte e ressurreição de Cristo» iniciou para nós «a aventura jubilosa e exaltante do discípulo» (Homilia na Festa do Baptismo do Senhor, 10 de Janeiro de 2010). São Paulo, nas suas Cartas, insiste repetidas vezes sobre a singular comunhão com o Filho de Deus realizada neste lavacro. O facto que na maioria dos casos o Baptismo se recebe quando somos crianças põe em evidência que se trata de um dom de Deus: ninguém merece a vida eterna com as próprias forças. A misericórdia de Deus, que lava do pecado e permite viver na própria existência «os mesmos sentimentos de Jesus Cristo» (Fl 2, 5), é comunicada gratuitamente ao homem.
O Apóstolo dos gentios, na Carta aos Filipenses, expressa o sentido da transformação que se realiza com a participação na morte e ressurreição de Cristo, indicando a meta: que assim eu possa «conhecê-Lo, a Ele, à força da sua Ressurreição e à comunhão nos Seus sofrimentos, configurando-me à Sua morte, para ver se posso chegar à ressurreição dos mortos» (Fl 3, 10-11). O Baptismo, portanto, não é um rito do passado, mas o encontro com Cristo que informa toda a existência do baptizado, doa-lhe a vida divina e chama-o a uma conversão sincera, iniciada e apoiada pela Graça, que o leve a alcançar a estatura adulta de Cristo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...