Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bento XVI exorta os jovens a lerem o Catecismo com o coração. É um grande desafio e com certeza será frutuoso!

Durante todo o meu tempo em que estive na Igreja nos dias das minhas infâncias, não ouvia nem via exortações como esta. Passei por duas infâncias na Igreja, a primeira foi na idade e a segunda através de uma volta ao Coração de Jesus depois de passar acorrentado pelas imundícies deste Mundo. Na soma destes dois tempos e até anos recentes, a palavra Catecismo chegava até nós como algo pesado e moroso, codificações, Latim difícil de ser interpretado, alto custo e desnecessário. Ler catecismo não era para nós leigos e para nossa família, no ambiente familiar ninguém falava disto, nas celebrações e nos grupos pouco se falava, não me lembro de ter ouvido muito sobre isto nos encontros que participei. Também não ouvia muitas referências nas listas de discussões e nas formações obtidas pela internet.

Hoje percebo que o Espírito Santo tem dirigido sua Igreja a guiar os discípulos de Cristo a beberem desta maravilha. Tais discípulos desta vez não se encerram nos ordenados e religiosos, a palavra pronunciada pelo Espírito através de Pedro é para todos e todas, até aos valentes jovens, dos quais muitos poderiam dizer que jamais teriam interesses.
Tenho percebido mais Sacerdotes se referirem a esta maravilha e poderosa obra santa. O Catecismo é uma forma de responder a humanidade sobre questões surgidas dos próprios corações e embasadas nos desafios nascidos em cada manhã. Assim nesta vida em nosso caminhar, vamos adquirindo novos pensamentos, novas visões, novas perguntas e novas barreiras a transpor. A Igreja nos oferece novas formas de responder a mesma Fé que não muda. Os dias são diferentes, mas o Cristo é o mesmo! A Salvação foi dada e não tem como mudar isto.
Agora a grande missão de Sua Santidade é levar os jovens a obterem também suas respostas com bravura e sem medo do que será encontrado. Assim como Deus não tem medo dos questionamentos, a Sua Igreja testemunha o mesmo.
“Portanto, peço-vos: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo por ele! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o em dois, se sois amigos, formai grupos e redes de estudo, trocai ideias na internet. Permanecei de qualquer modo em diálogo sobre a vossa fé!”
“Deveis conhecer aquilo em que credes; deveis conhecer a vossa fé com a mesma exactidão com a qual um perito de informática conhece o sistema operativo de um computador; deveis conhecê-la como um músico conhece a sua peça;”
O convite do Papa está no prefácio do catecismo para jovens Youcat (abreviatura de Youth Catechism – Catecismo Jovem). O material será distribuído a todos os participantes da Jornada Mundial da Juventude 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...