Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Agitação no Egito: Situação é de ausência de paz e de pastoreio.

Muito sinceramente o que consigo obter nas imagens desta confusão no Egito é de que a população está sem Pastor. No meio de tantos gritos de liberdade, há com certeza uma desesperança e um sem onde ir. Qual é o porto seguro deste povo? Ali onde tem se vivido quase três décadas de regime ditatorial e agora agitados a viverem uma tal liberdade. Mas eu pergunto: qual liberdade vão viver lá? Será semelhante ao Afeganistão que sentiram libertos com os Talibãs e depois perceberam que foi a pior selvageria do Mundo?
O passado é tenebroso, o presente é sangrento e o futuro é incerto. Sempre as questões internacionais são mais difíceis de se posicionar, porque envolvem inúmeros países e acordos, mas a claridade da fonte do problema é a falta de respeito humano. As reações de países internacionais tanto aqueles com alianças mais fortes com o Egito como outros um tanto distantes, é a usura em ser de alguma forma um imperador naquele país que sofre. Não se ver muita vontade de ajudar os que sofrem, são grandes interesses de poder, são interesses estritamente financeiros. Alguns países dizem querer a renuncia do então presidente, outros defendem uma saída ponderada ou uma troca de figura semelhante a troca de um técnico de futebol quando o time está em crise. Mas em tudo isto vejo pouca ou quase nenhuma preocupação com o desnorteamento geral da nação.
Existem nos bastidores destes enfrentamentos grandes abelhas rainhas que atiçam os mais valentes e repentinos a causarem gritos e passeatas em nome do fica ou em nome do sai, mas preocupar com o bem-estar não se vê! O povo mais uma vez é usado, muitos agora estão se ‘preocupando’ com o sofrimento, mas foram talvez os mesmos causadores de tal situação.
A grande população está se comportando como ovelha sem pastor. Muitos são a própria lei e a própria defesa, lutam em nome do próprio sobreviver. Isto faz surgir grupos que podem se rivalizar durante este processo, coisa que já está acontecendo, como se vê a divisão dos que são favoráveis e contra o Mubarak.
O que acontece hoje é que o enfraquecimento de uma nação se tornou um delicioso prato para os grandes imperadores, não digo isto de uma nação conhecida por seu imperialismo, mas também por grupos de países que estão se aliançando em torno de ideais como o comunismo que juntos denotam preocupação desejando uma ‘libertação’ rápida de determinado país, mas que não choram verdadeiramente as perdas, desejam na verdade engolir aquilo que podem e tomar o poder definitivo.
O povo do Egito merece a verdadeira libertação, não necessitam de falsos protetores que não tem cacife para libertar o próprio solo em que vivem.
A verdade absoluta é que não há neste mundo uma nação possuidora da verdadeira liberdade tendo sua constituição e costumes longe ou contrária a palavra de Deus. A Realidade é esta e não há outra. Qual lei oferece proteção ao nascituro e a vida no seu sentido total? Qual lei oferece amparo moral? Qual exorta o viver comunitário e respeito ao próximo? Qual delas protege e promove a ciência e a religião? Qual ama e se envolve na bela cultura? Qual incentiva a inserção e preocupação política? Qual prega vida plena e liberdade verdadeira?
Entre estas e outras graças que se preocupam com o homem, somente as que foram baseadas no Evangelho, nas palavras de Jesus Cristo.
É verdade também que muitos estão hoje estabelecidos para destruírem o ‘standard’ cristão que foi instalado, estão gritando e rosnando querendo causar estragos. Quem perde com isto é o povo de Deus. O Povo necessita de um Pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...