Páginas

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bento XVI nos anima a participar mais das redes sociais

“Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição".
É preciso povoar o espaço existente na internet e dar a ele o anuncio da santidade e da esperança, fazer nele as tendas de oração e mostrar àqueles que estão nele a existência de um Deus salvador. Devemos ir a este espaço (esta terra) e testemunhar novas atitudes, não agir como eles nos seus infames costumes, mas oferecê-los um refrigério, através de novos costumes e testemunhos. O Santo Padre pede para pregar o Evangelho na web, não somente com conteúdo religioso, mas com conteúdo iluminado por ele. Ou seja, falar de esportes, cultura, diversão, namoro, economia, notícias e variedades; tudo isto anunciando o novo com base naquilo que engrandece a alma.
“terra fértil e espaçosa” Ex 3,8
Estas palavras de Bento XVI chegam para nos animar a avançar nesta terra grandemente povoada por povos de costumes arruinadores. Estes costumes destroem a eles mesmos e aos novos que vão chegando e sendo aliciados. Torna-se a nós uma obrigação povoar este lugar  fértil e espaçoso, disseminando nossos costumes, ritos e cultos através de uma linguagem nova e apropriada. Esta exortação do Papa está ecoando a mesma que o Senhor disse aos Israelitas quando os libertou, enviando à terra prometida.
 “Porque meu anjo marchará adiante de ti e te conduzirá entre os amorreus, os hiteus, os ferezeus, os cananeus, os heveus e os jebuseus, que exterminarei. Não adorarás os seus deuses, não lhes prestarás culto, imitando as práticas (desses povos), mas derrubarás os seus deuses e farás em pedaços as suas estelas. Prestarás culto ao Senhor, teu Deus, que abençoará teu pão e tua água, e te preservarei da enfermidade” Ex 23,23-25
Já existem hoje diversas formas destrutivas utilizadas na internet e especificamente nas redes sociais, onde deveria haver mais partilhas santas com intuito da salvação daqueles que se prostituem. Eu entendo que quanto mais partilhas e participações dos católicos existirem nas redes sociais, menos vítimas estarão nas garras do Malígno. Infelizmente muitos católicos se escondem e não mostram a face de Cristo. O Evangelho também é para ser pregado na internet, pois muitos irmãos algemados pelos vícios e perigos das redes, não sabem que e a libertação proporcionada pelo Filho também é para eles.
A linguagem que Bento XVI usa para falar do nosso dever presencial na internet é fascinante, fala com conhecimento de causa, fala com poder de docência, com ampla visão e com profissionalismo.
Entendo que esta é uma batalha travada contra os maus costumes. Nós estamos como soldados para habitar uma terra onde ainda somos poucos (revelados), para isto teremos que denunciar e anunciar, o que vai incomodar a muitos, vai elevar uns e derrubar outros!
"contribuiu para uma renovada avaliação da comunicação, considerada primariamente como diálogo, intercâmbio, solidariedade e criação de relações positivas. Por outro lado, isto colide com alguns limites típicos da comunicação digital: a parcialidade da interação, a tendência a comunicar só algumas partes do próprio mundo interior, o risco de cair numa espécie de construção da auto-imagem que pode favorecer o narcisismo da autenticidade do próprio ser ".
"É importante nunca esquecer que o contacto virtual não pode nem deve substituir o contacto humano direto com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida"
"Segue-se daqui que existe um estilo cristão de presença também no mundo digital: traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro. Comunicar o Evangelho através dos novos mídia significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...