Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

Japão: sofrimento, dor e perdas


Existem momentos terríveis em nossas vidas que não nos trazem explicações, mas abrem enorme possibilidade de entreter com Deus. Este momento é a Via Crucis, dias reais de lágrimas que parecem não terem fim, onde não se tem ao que segurar.  
No nosso impossível Deus é quem age. Deus é quem nos ampara, defende e nos conduz. Palavras não têm condições de suplantar a alegria num sofrimento tão grande, real e pressionador;não há remédios para tantas enfermidades, enfermidades estranhas à humanidade.
Não existe remédio humano para chegar a Deus. O próprio Senhor é o caminho. É Ele que rompe as barreiras para nos resgatar.
A Igreja neste momento mais uma vez abraça os irmãos japoneses, dando-os conforto espiritual e material, enquanto nós irmãos em longas distâncias clamamos a Deus por Misericórdia daqueles que se encontram distante da Fé.
É este um momento oportuno para se chegar a Deus, se entregar e para muitos um primeiro contato, um conhecer. Deixem-se ampara por Deus. Aceitem o amparo que grita: o material, mas aceitem o amparo que geme: o espiritual.
Existe solução para tudo no Senhor, Ele está em todo lugar, é todo poderoso, é Amor. As radiações, tsunamis, terremotos não possuem maior força do que o poder de Deus. Ele age em nosso favor.
Nossos corações choram pelos irmãos japoneses. Deus chora e consola de perto pelos seus filhos que Ele nunca abandonou.

ROMA, 18 Mar. 11 (ACI) .- O Pe. Bonnie Mendes, diretor do Departamento da Caritas Internationalis, informou à Agência Fides que os seus membros estão se preparando para brindar a ajuda necessária às vítimas de um possível desastre nuclear.

Fides informou que a Cáritas Japão trabalhará em coordenação com o governo na etapa de reconstrução do país e na ajuda às vítimas do tsunami e do terremoto.

O Pe. Mendes assinalou que "o trabalho da Cáritas no Japão no momento é a de preparar-se e equipar-se para poder responder às necessidades que o governo vai expor no âmbito da ajuda humanitária. Para isso criamos um centro de emergência em Sendai".

Ao referir-se à possível contaminação nuclear, o sacerdote disse que "requer grande prudência e pessoal especializado também entre as equipes de resgates. Nosso trabalho será mais útil, completo e intenso na segunda fase, a da reabilitação pós-emergência. Então será preciso realizar o máximo esforço".

O Pe. Mendes agradeceu a ajuda que estão brindando muitos países asiáticos como as Caritas de Singapura, Macao, Taiwan, Coréia, Vietnam e Mianmar e concluiu dizendo que "estou seguro de que o Senhor acolherá os gritos e as orações deste povo provado pelo sofrimento".

SAITAMA, 21 Mar. 11 (ACI) .- A irmã Ana Alvarado, uma religiosa peruana das Irmãs Missionárias da Imaculada Concepção que radica o Japão, há oito anos, afirmou à agência ACI Prensa em espanhol que as comunidades religiosas continuarão com sua missão embora muitos estrangeiros optem por deixar o país depois do desastre nuclear de Fukushima.

Em comunicação com a ACI Prensa no dia 18 de março, a religiosa explicou a dramática situação dos milhares de japoneses evacuados que chegaram à diocese de Saitama, localizada a 180 quilômetros ao sul de Fukushima e a 70 quilômetros de Tóquio.

Em Saitama "optamos por acolher a famílias danificadas. Nós também temos afetados mas não tantos como nossos irmãos do norte, é por isso que foi enviado um comunicado a todas as paróquias, conventos e a todos os paroquianos pedindo alojamento para os danificados da diocese de Sendai", cujos centros de evacuação já estão ao máximo de sua capacidade.

A religiosa, encarregada da pastoral latina em Saitama, explicou que há muito temor entre a população pelas explosões da usina nuclear de Fukushima e isto multiplica o número de deslocados que foge da região afetada.

Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...