Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Como viver a Santa Quaresma. A Quaresma é um grande tesouro

Como viver a quaresma? Com tantos questionamentos que se encontram pela internet e obtidos pelo Blog Viver Santamente, quero com esta cópia feita do site da Canção Nova, multiplicar as explicações e ajudar aos irmãos a viverem corretamente a Santa Quaresma. Deixem tudo o que afasta de Deus, busquem aquilo que aproxima da Santidade.


"O objetivo principal [das práticas] é equilibrar os impulsos do ser humano. No entanto, o verdadeiro sentido deste Tempo só será resgatado através de um efetivo processo de evangelização, só quando Jesus despontar como novidade. Aí sim pode-se falar em sacrifício, doação de si. A evangelização precisa ser a base de tudo", Dom Alberto Taveira.



Quaresma é "tesouro" para os cristãos, afirma Dom Alberto Taveira
Leonardo Meira
Da Redação



A Quaresma é um grande tesouro que os cristãos têm em suas mãos e é preciso retomar a consciência dessa realidade. Nessa perspectiva, a vivência de todas as práticas de piedade e do ritmo da liturgia não correm o risco de cair no automatismo.
"É um tesouro que tem muito a oferecer, pois nos leva a um testemunho de vida diferente. E é exatamente esse o desafio: vivermos o que somos, com autenticidade, sem fanatismos de qualquer gênero", salienta o Arcebispo de Belém do Pará, Dom Alberto Taveira Corrêa.
Ele destaca a objetividade da vivência cristã e o testemunho oferecido ao mundo como os aspectos primordiais desse Tempo do Ano Litúrgico, que também alcança sua concretização através das práticas de piedade - oração, penitência e caridade.
"O objetivo principal [das práticas] é equilibrar os impulsos do ser humano. No entanto, o verdadeiro sentido deste Tempo só será resgatado através de um efetivo processo de evangelização, só quando Jesus despontar como novidade. Aí sim pode-se falar em sacrifício, doação de si. A evangelização precisa ser a base de tudo", afirma.
Para isso, a decisão pessoal é fundamental, pois somente então será possível dar os passos correspondentes. Questionado sobre o risco de se cair na banalização ou rotina quando o assunto é a vivência da fé, Dom Alberto enfatiza: "Tudo depende da atitude do cristão, como ele vive, pois a Palavra de Deus é inesgotável".
Na próxima terça-feira, 22, será apresentada a Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma, cujo tema será “Sepultados com Ele no batismo, com Ele também ressuscitastes” (Col 2,12). A esse propósito, Dom Alberto recorda que a esperança é sempre um ponto comum e de base para a vida cristã.
"Somos portadores da esperança da ressurreição, pessoas pascais, isto é, que passaram da morte para a vida. O cristão tem como característica não a passividade, mas o dinamismo. Logo, não tem como missão apontar para os pecados dos outros, mas sempre ver em tudo um fio de esperança".
Retiro Popular
Como já é tradição há alguns anos, o Arcebispo escreveu um Retiro Popular, que busca auxiliar os cristãos a viverem de modo concreto o tempo quaresmal. A edição 2011 tem como tema "Peregrinos", inspirado na multidão que segue o Círio de Nazaré, tradicional festa da Arquidiocese da qual Dom Alberto está à frente desde o ano passado.
"A Quaresma é uma grande peregrinação para a Páscoa, e o povo de Deus está sempre em peregrinação. A novidade é que, se vivermos a vida como peregrinos, o caminho fica diferente, pois não somos mais tão dependentes das circunstâncias. Assim, o cristão pode transformar a sua vida e o mundo através da própria presença", explica Dom Alberto.
O leitor pode esperar um retiro baseado no rico conteúdo da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja.
E o que um peregrino deve levar na mochila ao longo do caminho?
"Antes de mais nada, escolher, como fruto de liberdade, viver a Quaresma como tempo forte. E, depois, ofereço a imagem do bornal: é preciso ter disposição, a Palavra de Deus, uma caderneta para anotações. Mas é bom não colocar muita coisa e, se houver algo sobrando - especialmente o pecado -, deixar ao longo do caminho", atesta.

Fonte: Canção Nova - http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=280532

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...