Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Descobrir-se Carismático: Um Tesouro encontrado.

Que maravilhosa benção de Deus é dar ao ser humano a graça da descoberta de ser carismático. Um Cristão que busca respostas e alento as suas questões religiosas e encontra dentro do seu catolicismo a imensidão de frutos que o preenche e o encaminha aos braços da Santíssima Trindade, encontra um tesouro.
Ao contrário do que muitos pensam e do que muitos fazem, ser carismático é uma das facetas santas do catolicismo, não se trata de um cisma, uma reforma, uma nova igreja ou uma nova doutrina. Não se trata também de show-man ou novo culto em formatos mais avançados que infelizmente alguns inconseqüentes têm realizado.

Trata-se de pregar a Cruz que mesmo sendo loucura para uns, a nós é Salvação. Não se trata de ouvir o que outras igrejas ou seitas estão cultivando para plagiá-las nos templos católicos, não se trata de ser um agente curador ou curandeiro, um avançado em métodos espirituais com especialidades inumanas ou psicodélicas.
O carismático possui fundamento e base, ele se ampara no alimento sólido, na santíssima palavra do Senhor e na Sua Igreja. O Carismático para estar na presença do Senhor como é de seu íntimo, é aquele que ouve a voz do Pedro e o ama. Ele não consegue dormir sem meditar a palavra de Deus, não se desgarra da luz dos seus olhos e da lâmpada dos seus pés. É ainda aquele que possui piedosa devoção ao Santo Terço e não abre mão por outras propostas, acredita que com o Santo Terço, ele permanece na experiência silenciosa e casta de Nossa Senhora, primeira Cristã e cheia do Espírito Santo.





O Santo Sacrifício é imperdível e inegociável para o carismático. Não existe tempo e local mais apropriado para ser encontrado, ele sabe mesmo inconscientemente que neste momento o Céu  se faz presente como em nenhum outro momento e que isto não depende de suas forças, trata-se do desejo ardoroso do Senhor Jesus.
Para o carismático, profetismo não é adivinhar futuros e intimidade da vida alheia, profetizar e pensar, falar e agir de acordo com a Vontade de Deus frente as necessidades do seu povo. O Sacerdote possui um lugar privilegiado na vida do carismático, ele é seu pastor que precisa de oração e respeito. A Liturgia e o tempo litúrgico são caros para o carismático, ele entende que a existência de tão grande tesouro é proveniente da ação de Deus para a correta virtude humana.
O carismático não somente vive como também anuncia os valores dos sacramentos, não aceitando desobedecê-los, invalidá-los ou ofuscá-los. Ele se entrega em condução e leva os seus a alimentarem destes sinais do Reino na vida da Igreja. Genuflexão e vênia para o carismático é saboroso e salutar, pois reconhece que não é maior do que o seu Rei.
A Alegria de estar na presença do Senhor, pode louvá-lo e presenteá-lo com gestos, gritos e pulos é a característica intrínseca do carismático. Ele também sabe que existe o Santo Silêncio, onde a criatura não tem palavras ricas e apenas contempla o seu criador.
Certamente o carismático não esquece de cultivar o que arde em seu coração, a fala íntima ao coração por parte de Deus. Ele sabe que Deus sempre fala, até no silêncio Deus fala. Sabe que Deus é rico em gestos, sinais e símbolos. A manifestação de Deus é pela Santíssima Trindade, onde Deus Pai o criou, Deus filho o Salvou e Deus Espírito Santo o Santifica. Sabe também que sua fé é Cristocêntrica e que sua Igreja é Católica Apostólica Romana. Que Esta possui uma Mãe e que surgiu em Pentecostes. Ele cultiva os Dons Carismáticos, onde procura viver e subir os seus visíveis e novos degraus que não o faz melhor ou maior que o Doador.
Seguir os mandamentos para o carismático é sua respiração. Ele ama a Deus e sabe que não há vida fora Dele. Ele Adora e não cansa de criar novos cantos com harpas, violões, tambores, baterias, flautas, trompetes e vozes ao Deus de Amor.
Procure na quinta-feira de adoração quantos são os carismáticos presentes que não permitem a solidão do Santíssimo. Veja quem está sempre disposto a rezar e interceder pelo irmão que sofre, que está bem e muitas vezes nem é católico. Nas celebrações, note quem está abraçado e tocando no irmão que está do lado. Perceba quem procura ler com zelo as leituras litúrgicas, olhe quem não aceita bebidas nas festas religiosas e pesquise quem pratica e anuncia a devolução do dízimo.
O carismático nem sempre é o que possui melhor situação financeira na paróquia, mas sempre está ajudando aquele que precisa, as instituições da própria Igreja; é ele que mais está presente nas lojas católicas adquirindo livros de formação e os maravilhosos cd´s católicos; ele sempre procura uma forma de participar dos belíssimos congressos da Renovação, que nem sempre acontece em sua cidade, contraindo assim despesas e santidade. Quando membros da Igreja precisam daquela ajuda na oração, pelas mãos do Senhor, é o carismático que é lembrado e sendo ele chamado, fica satisfeito em poder servir a Igreja do seu Senhor e Deus.
Com o carismático a catequese tem mais brilho, porquê ele não desvirtua da verdade; com o carismático a música tem unção, porquê ele não aceita outros sentidos; com o carismático a fé pública tem mais fôlego, porquê ele não teme anunciar Jesus às nações.
O carismático ora em línguas e não se vergonha disto, sabe que não é loucura ou perda de seu domínio, sabe que é o Espírito que geme inefavelmente pronunciando palavras a Deus, mesmo sem sua sabedoria significativa. Ele acredita em milagres e sabe que podem surgir de suas mãos pela Vontade Santa de Deus. Sabe que existe a verdadeira revelação quando é pronunciada pela presença de Deus, que sempre deseja isto a cada filho Seu. Ele ajunta à sua imensa lista de horários orantes, a Santa Obra. Entende que trabalhar e rezar é santo e agradável a Deus.
Irmãos carismáticos e não carismático. Católicos e não católicos:
Desejo que Deus os abençoe.
Com carinho.
Um Carismático.

2 comentários:

  1. Irmão, Salve Maria,

    Deus seja louvado, a Ele toda glória, sua grandeza é o nosso alimento pois reconhecemos nossa pequenez.

    Irmão nunca tinha visto um texto tão completo que define os carimáticos, só faltou vc mencionar que o carismático é um povo que sofre os ataques de outros irmãos católicos que não nos aceitam, mas que silenciamos e colocamos tudo ao pés do Senhor, quem convence não somos nós mas o Espirito Santo.

    Como não ser uma obra de Deus, onde vidas são transformadas, curas e milagres, famílias restauradas e entregues de volta a Santa Igreja...somos carismáticos e entendemos nossa missão, somos carismáticos de pés no chão, sem uma fé alienada e sem devoção por emoção, mas cremos na Santa Igreja nos santos e em todo magistério da Igreja. Somos testemunhas vivas da graça e misericórdia de nosso amado Jesus.

    A você que é carismático e ainda não vive dessa forma como mencionou muito bem nosso irmão neste post, peça ao Senhor a graça de viver sua fé da forma equilibrada, firme, dando testemunha por onde passares,sendo sal e luz, até os confins da terra.

    Que o Senhor nos abençoe e nos ilumine, nos torne fortes e inabaláveis pela sua Santa proteção e Maria Santíssima passe a frente do que necessitamos. Amém.

    Um grande abraço irmão. De uma carismática para um carismático.

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria

    Fiquei feliz pelo seu comentário. Deus te abençoe. Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...