Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Carta aberta aos Vereadores Cristãos. Amar o Próximo

Amar o Próximo



Escrevo esta carta aos vereadores que em período eleitoral deixaram público sua fé em Cristo. Direciono especificamente àqueles que pediram votos durante a campanha, colocando em evidência sua fé e se comprometendo em cumprir regimentos que comungam com o Evangelho. 

Querido irmão ou Excelentíssimo Senhor Vereador. Venho por meio desta comunicação blogueira e informal, lembrar-te de que tens um compromisso sublime e sem igual no serviço aos cidadãos de sua cidade. Venho te lembrar um mandamento agora não tão novo quanto no início do Cristianismo. Lembro-te aqui do Amor, mais especificamente o amor ao próximo, amor a todas as pessoas que não seja você. Amor aos estranhos, aos amigos e aos longínquos. 

A sua fé prezado Vereador, põe uma cruz sobre os seus ombros, ela te faz decidir por abandonar suas metas pessoais e suas glórias individuais. Tua fé te põe em evidência diante dos demais colegas no espaço legislativo. Aqueles demais que não confessam a fé, não tem o peso desta cruz, pois não trás sobre si o batismo e o compromisso diante de Jesus Cristo Nosso Senhor. Perdem assim, portanto o direito de serem chamados cristãos e a portentosa salvação. 

Mas com sua Cruz excelentíssimo irmão na fé, ha de servir aos seus munícipes, ajudando-os a saírem de situações calamitosas, criando mecanismos legislativos para melhorar a vida e seu desenvolvimento. Sua missão de legislador e fiscalizador diante da fé, é oferecer o seu melhor para que agentes maldosos e de interesses mesquinhos, não venham arrancar de dentro da pobreza vivente, aquilo que os cidadãos ainda possuem: direito de viver dignamente. Sua fé não lhe permite coadunar com nefastas maneiras de administrar, que tiram a vida, a liberdade e a paz de todo o povo a ti confiado.

Amar o próximo não se faz exclusivamente dentro dos templos. Este amor por mais que soa sentimentalismo ou coisa patética, deve ser exercido nas vias do dia-a-dia, em todos os locais e datas, em todas as situações e companhias. Não é amor quando se é compassivo com tudo, ou quando se sorrir apoiando a toda e qualquer atitude inconsequente. Amor é discernir o bem do mal, é estar de pé diante da Cruz.

O vereador que ama, deve dar respaldo aos seus eleitores, deve visitar os mesmos locais por onde esteve galgando votos. Deve manter a rigorosidade dos discursos e promessas, deve cumprir sem se desviar da justiça da fé. Deve manter proximidade com as celebrações e não se afastar dos pequeninos e sofridos. O Vereador que ama, não deve procurar fazer a vontade dos abastados a fim de ganhar reconhecimentos e lisonjeio que nada tem a vê com a Fé. Ele deve proteger os pobres e desvalidos, aqueles aos quais Nosso Senhor manteve a preocupação de visitar e proteger. 

O Vereador Cristão deve imitar os passos de Cristo, pois Ele enfrentou os grandes, não apoiou as ações dos escarnecedores, antes os alertou e os chamou de víboras a público. Este mesmo Cristo não se sucumbiu às bestialidades da multidão, que muitas vezes o seguiam procurando apenas saciar as suas preguiças, mas deixou claro qual era sua missão, sem agradar suas vontades imundas.
O Vereador é um funcionário do Povo e ao mesmo tempo não é seu escravo. O seu cargo não lhe deve pesar como crime, ele não deve viver como vítima da situação. Vereança é estar a serviço, descrição laboral que se assemelha com aqueles que se põe pela fé, seguir as palavras do Senhor Jesus.

Entenda e relembre que amar não é acoitar os erros alheios, não é dar o peixe, não é suprir indefinidamente as necessidades daqueles que requisitam. Amar é sublime e supera qualquer lei. É ser verdadeiro, justo e cumpridor de suas responsabilidades. Amar é ser sensível às demandas da Sociedade e lutar para que elas sejam realizadas. Amar o próximo é levantar com toda a estrutura administrativa e organizacional as necessidades e se por a resolve-las com as devidas prioridades. Amar o próximo é olhar para os que sofrem e compadecer de sua dor, e em seguida trabalhar para eliminar ou ao menos diminuir os sofrimentos destes irmãos.

Amar o próximo é a primeira lei do irmão Vereador. É baseado e fundamentado neste mandamento que as demais atividades, ideias, ações, reuniões e proposições devem estar atreladas. Qualquer que seja a ação deliberada por um cristão vereador que não se ampare no amor ao próximo, duas coisas se entenderá: 

  1. Um mal à Sociedade local se instituirá 
  2. Um pecado contra o Céu se oferecerá.

Então caro irmão e vereador. Esteja a serviço dos seus, esteja a ouvir o Senhor Jesus. Esteja em oração. Esteja pronto para amar os seus munícipes que são seus próximos. E não diga que Deus não lhe tenha avisado quando findar sua legislatura e não ter cumprido este mandamento: Amar ao próximo.

"Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão". (1Jo 4,21)
"aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei". (Rm 13,8)

"Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros". (Ef 4,25)

"Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê". (1Jo 4,20)


De seu irmão na Fé:
Adimilson Nogueira Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...