Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012. Falta saúde espiritual!


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012
Lema: Que a Saúde se Difunda sobre a Terra (cf. Eclo 38,8)
Tema: A fraternidade e Saúde Pública


Olá minha gente, antecipadamente desejo uma Santa Quaresma a todos!


Ainda que apareçam leitores desgostosos com esta postagem, não perderei a oportunidade de deixar minhas humildes palavras. Em 2011 a CF apresentou um forte apelo ao Meio Ambiente, matéria boa de se falar, porém com alguns descuidos: Colocaram a Terra acima do valor humano e por se veicular exatamente no período quaresmal, Jesus Cristo virou um detalhe e não recebeu foco ao seu Santo Retiro, Abandono e Sofrimento. Permitiram deixar Cristo de lado para elevar louvores ao Planeta Terra. Na verdade não conheço quem elabora isto, é lógico que vem da CNBB que possui um trabalho bom, mas que parece chutar o Balde em plena Quaresma.


Ano passado lembro que muitos blogs alertaram sobre o que disse acima, neste ano ainda não vi muita coisa sendo postada nos blogs. Houveram alterações na seleção do tema em 2012? Em partes acredito que sim, mas ainda não chegaram ao ponto devido. Esta Campanha lançou uma preocupação com o Homem, até que é legal, está chamando a atenção para que o Governo trabalhe em prol daqueles que sofrem e padecem. Isto é ruim? Digo que não. É oportuno? Também não.


Por que não é oportuno? Já no início da Quaresma a Igreja diz: "Convertei-vos e crede no Evangelho". E durante o restante destes quarenta dias o Cristão é chamado a olhar para o Evangelho, a Palavra, a Jesus e a mudança de suas atitudes. Este tempo é caro e deveria ser trabalhado para a Conversão dos Católicos. Não é tempo para política pública, mesmo sendo esta importante. Entendo que é totalmente possível transferir este tema "A fraternidade e Saúde Pública" para outra época do ano, que não seja nestes quarenta dias.


"hoje é-se muito sensível ao tema do cuidado e do amor que visa o bem físico e material dos outros, mas quase não se fala da responsabilidade espiritual" Quaresma 2012, Bento XVI


Ainda mais. Devemos sim preocupar com o corpo, a saúde física. Mas porque não se tem tema para a saúde Espiritual. A realidade do Homem que não reza é sofrer, aquele que não clama por Jesus Cristo é sempre um deprimido, pois Jesus é a nossa Saúde. Portanto se não ensinarmos ao homem o caminho da saúde, ele nunca será saudável, a saúde governamental acaba por aqui, ela é terrena e pobre, deve-se dar aos brasileiros uma saúde que não cessa, Jesus.


Este tema em plena Quaresma há de desviar os Católicos daquilo que a Igreja aponta. Ao invés de penitenciar, vai-se discutir o que o Governo anda fazendo e quando acabar a Quaresma, o Governo ficará inerte e ninguém terá feito seus dias de retiro espiritual. Ou seja, ficarão mais doentes do que já eram.


Devo está doente falando isto não? Queria postar outra coisa que me alegrasse, mas o tema não permitiu. Desejaria que a Campanha preocupasse com a Saúde Espiritual. Você, o que desejaria para uma Campanha? SS Bento XVI diz: 


"O fato de «prestar atenção» ao irmão inclui, igualmente, a solicitude pelo seu bem espiritual. E aqui desejo recordar um aspecto da vida cristã que me parece esquecido: a correcção fraterna, tendo em vista a salvação eterna. De forma geral, hoje é-se muito sensível ao tema do cuidado e do amor que visa o bem físico e material dos outros, mas quase não se fala da responsabilidade espiritual pelos irmãos. Na Igreja dos primeiros tempos não era assim, como não o é nas comunidades verdadeiramente maduras na fé, nas quais se tem a peito não só a saúde corporal do irmão, mas também a da sua alma tendo em vista o seu destino derradeiro. Lemos na Sagrada Escritura: «Repreende o sábio e ele te amará. Dá conselhos ao sábio e ele tornar-se-á ainda mais sábio, ensina o justo e ele aumentará o seu saber» (Prov 9, 8-9). O próprio Cristo manda repreender o irmão que cometeu um pecado (cf. Mt 18, 15). O verbo usado para exprimir a correcção fraterna – elenchein – é o mesmo que indica a missão profética, própria dos cristãos, de denunciar uma geração que se faz condescendente com o mal (cf. Ef 5, 11).  A tradição da Igreja enumera entre as obras espirituais de misericórdia a de «corrigir os que erram». É importante recuperar esta dimensão do amor cristão." Quaresma 2012


CF 2012

Confissão


Penso que não precisa dizer qual das imagens acima deveria ser utilizada nas Campanhas durante a Quaresma.


Deveria-se chamar os fiéis a contemplação, jejum, confissão, adoração, vigílias e eucaristia. Depois de curados espiritualmente, propiciaria-se questionamento sobre saúde física.

Um comentário:

  1. QUE A MORADIA PARA OS MORADORES DO PINHEIRINHO SE DIFUNDA PELA TERRA!ONDE ESTAVA A CNBB,QUANDO DA INJUSTIÇA COMETIDA PELAS AUTORIDADES ESTADUAIS CONTRA OS TRABALHADORES DO PINHEIRINHO?A CNBB QUANDO SE ENVOLVE EM ASSUNTOS NACIONAIS,DEVERIA VIR A PÚBLICO,E PRINCIPALMENTE NA REDE GLOBO,FAZER O SEU MANIFESTO CONTRÁRIO AO QUE ACONTECEU EM SJC.
    QUE A CF 2012 ENVOLVA OS PADRES DAS PEQUENAS CIDADES DO INTERIOR DOS ESTADOS,PARA REIVINDICAR PELAS FAMÍLIAS QUE SOFREM PELA FALTA DE ATENDIMENTO DE SAÚDE...LÁ,É ONDE A NECESSIDADE POR SAÚDE É MAIOR!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...