Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Afetividade e Sexualidade no Matrimônio


Afetividade é a relação de carinho ou cuidado que se tem com alguém íntimo ou querido.
Afeição (vinda de afeto), é representado por um apego a alguém ou a alguma coisa, gerando carinho, saudade (quando distantes), confiança e intimidade, o termo perfeito para amor entre duas pessoas. 

Sexo
Criação, cuidado e ordem de Deus.
Deus nos fez pessoas afetivas e sexuadas, nosso ser possui interiormente este querer. Nosso ser precisa do outro e isto se conclui no afeto e/ou no sexo. Se escolhemos ter uma vida de casados, escolhemos desde o início ser cuidadosos no cumprimento da ordem de Deus em nos multiplicar. Esta ordem se cumpre primeiramente no ato santo sexual.

"O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.”" (Gn 2,18)

"Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.  “Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.” 24. Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.". (Gn 2,21 - 24)

Um prazer, uma delícia
Carícias, beijos, abraços, toque, brincadeiras, intimidade, desejos, respeito, espera e segurança.
Não somos como uma máquina que ao toque de um botão, uma fagulha já estamos em pleno funcionamento. Deus nos deu o gosto saboroso da não ligação automática. Somos agraciados da necessidade de sermos tocados, carinhados e acariciados. Consta nas caricias a delícia de dar e receber e com ela chegarmos mais saborosamente ao ponto máximo da relação amorosa. Os casais não devem abrir mão das carícias, com elas tudo será mais real, mais humano e suave.
"- Ah! Beija-me com os beijos de tua boca! Porque os teus amores são mais deliciosos que o vinho," (Ct 1,2)

"Arrasta-me após ti; corramos! O rei introduziu-me nos seus aposentos. Exultaremos de alegria e de júbilo em ti. Tuas carícias nos inebriarão mais que o vinho. Quanta razão há de te amar!" (Ct 1,4)

Elogios
Quando Deus deu a Adão uma companheira, ele quis dar uma companheira adequada. Deu o melhor para Adão. Desta forma Deus nos deu o melhor ou a melhor companheira, sendo o melhor de Deus, como não haver elogios? Mas elogios também se conquistam. O casal deve se manter bem para conquistar do outro o elogio verdadeiro.

Como és formosa, amiga minha! Como és bela! Como é belo, meu amor! Como és encantador!
Sua mão esquerda está sob minha cabeça, e sua direita abraça-me.
Os teus dois seios são como dois filhotes gêmeos de uma gazela pastando entre os lírios.
Tu me fazes delirar, minha irmã, minha esposa, tu me fazes delirar com um só dos teus olhares
Como são deliciosas as tuas carícias, minha irmã, minha esposa! Mais deliciosos que o vinho são teus amores, e o odor dos teus perfumes excede o de todos os aromas!
Teus lábios, ó esposa, destilam o mel; há mel e leite sob a tua língua. O perfume de tuas vestes é como o perfume do Líbano. (Ct 1,15 ss)

Na busca pelo sabor, não necessitamos buscar normas mundanas. Veja que Deus deu a Adão e Eva MUITAS árvores, e ordenou que não tocasse em apenas uma. Ou seja, Deus nos dá inúmeras opções de nos alegrar.

Constância, corpo e tempo de abstinência
Torna-se um pecado de desobediência o homem não ir a procura de sua mulher e vice-versa. Que horror e sinal de frieza um não desejar o outro. Se há algo errado que se chegue a um diálogo para procurar solução, mas nunca por distanciamento ou por decisão de um só.

"A mulher não pode dispor de seu corpo: ele pertence ao seu marido. E da mesma forma o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa. Não vos recuseis um ao outro, a não ser de comum acordo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e depois retornai novamente um para o outro, para que não vos tente Satanás por vossa incontinência.". (1Cor 7,4)

Uma só carne
Se há em nossa vida um sinal onde podemos tocar nesta professia, este sinal é o sexo entre marido e esposa.

"Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu". (Mt 19,6)

Os frutos
Os frutos do sexo são os filhos e a alegria. E deve ser frutoso, não devemos correr ou esconder dos frutos, eles devem vir, procuremos!
Filhos (Sede fecundos e multiplicai). 2 Filhos, 1 ou nenhum? Não tenhamos medo de ter filhos, é também uma ordem de Deus. Uma maneira de aumentar o número de Cristãos no mundo é nascendo filhos de casais Cristãos. Medo da fome e das dificuldades? Conte coma Providência que vem de Deus.

O Leito
Tem-se que respeitar o leito, trata-se de um local sagrado, donde se mantém o amor e gera vidas. Não se deve revelar aquilo que é íntimo, é dever dos dois dar total proteção ao que ocorre neste local, nem os filhos devem ter acesso ao que ocorre. Ninguém precisa saber, não ajuda a ninguém e somente atrapalha.

"Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros". (Hb 13,4)

Preparação para o ato
Perfume, carinhos, limpeza, barba, banho, conversa, poemas, músicas, carregar no colo.
O ato sexual no casamento é ato oracional, obediência a Deus. Este ato cura, liberta do mal e amplia as possibilidades do amor dentro do lar. Os diversos pecados querem e estão acabando com muitos lares a partir da não observância disto. Um casal que se separa num dia, provavelmente não se propôs a manter sua relação santa nos últimos dias. Se não há relação, há algo de errado. Propõem-se oração para isto! Pedir a Deus as curas, o fogo, a paixão, o gosto. Pode-se fazer novena a dois sobre isto.


O Casal deve renunciar toda proposta maligna que prometem melhorar a relação. Deus não precisa de pecados para nos fazer felizes. “Alegrai-vos no Senhor

O Sexo é lindo, onde o profundo entre o homem e mulher faz com que se comunguem, no sexo se cumpre “que sejam um”. A limpeza, a aceitação, o respeito, o entregar-se, doar-se e se desgastar leva um a entrar no outro de forma mais charmosa, harmoniosa, profunda e amorosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...