Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Interprete o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2012


Vejamos alguns pontos da imagem desta Campanha e o que ela nos diz:
É composto de um Médico, um Doente e uma Cruz.


A Cruz está ao lado do personagem que se passa de doente,  isto denota que os fiéis são doentes e que a doença está em quem é fiel. Estes dois personagens não deveriam ser católicos, se sim, a Cruz não deveria está entre os dois?


Estando a Cruz distante do personagem Médico, denota-se também que ele não é um homem de fé, é um estilo pagão, apenas sua profissão o ampara. Pode-se ler também: tenha fé e seja doente; seja pagão, saudável e bem resolvido.


Porque quem está ao lado da cruz apresenta uma figura de abatido, velho, pequeno e dominado? No mesmo instante quem está distante dela afigura-se o contrário: alto, cheio de saúde, inteligente, novo e portentoso.


A imagem promove a seguinte afirmação: Quem precisa do pagão é o católico e não o contrário.


A mão direita do médico não ampara o doente, ela aprisiona suas duas mãos como se fosse uma presa. Já a mão esquerda parece empurrá-lo. Então não ha nada de cuidados, quem ampara não aprisiona ou empurra.


A Cruz está acima da cabeça do personagem que se passa por coitado, mas (importante) não está acima da cabeça do pagão, ambos estão alinhados. Alguém ai quer ser um deus, se compara a Deus... "Quem como Deus?"


* Este post faz apenas uma reflexão da imagem apresentada pela CF 2012, nada promove em relação as pessoas contratadas para constituírem esta peça publicitária, as quais resguarda um grandioso respeito.

16 comentários:

  1. Meu amigo, falta do que fazer? O que você tem feito de concreto pelo próximo?

    ResponderExcluir
  2. Voce ao menos tem curso superior que trabalhe a análise subliminares, o discurso ou algo do tipo???
    Francamente, sua abordagem cética só me faz provar o quanto és ignorante! Se diz que ama tanto a Deus e odeia tudo que o afasta Dele, vai procurar fazer ações civilizadas em hopitais, creches e azilos. Não adianta ficar neste blá blá de que "Deus é tudo em minha vida" e nao fazer nada ao próximo, ficar atacando aquilo que a Igreja propoe e colhe de fato. Fica na sua piração!

    ResponderExcluir
  3. Porque os anônimos sempre jogam pedra e escondem?? Não estou atacando a Igreja, estou denunciando as inoportunas temáticas e artes que se pregam durante a Quaresma. Não concorda com os pontos marcados na imagem? Ela é quem fala, não sou eu. Esta imagem não tem nada a ver com o Retiro Espiritual da Quaresma. Não estou contra a Igreja, estou contra os que a instrumentalizam. Apenas reflita o que é proposto!

    ResponderExcluir
  4. Adimilson, é interessante sua leitura da campanha. A alienação hoje em dia é notória em todas as igrejas. Infelizmente, por falta de uma boa educação, algumas pessoas não possuem a capacidade de interpretação, nem de filtrar as informações que recebem. Trata-se de uma grande massa ignorante, movida pela "fé", movimentando-se em conformidade com as conveniências de seus líderes, muitas vezes, aproveitadores. Contudo, não acredito em vítimas e nem coitados. Temos obrigação de estarmos atentos, principalmente aqueles que se dizem cristãos e conhecem a bíblia. Continue gerando reflexões. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Isto mesmo meu caro. Fé sim, Alienação não. Existem maus pastores que ludibriam, mas resta-nos dar o grito em nome da Verdade. Obrigado pela visita, que Deus te abençoe, que Ele derrame Santidade sobre sua Família.

    ResponderExcluir
  6. O QUE A INVEJA DE SATANÁS NÃO FAZ HEIN, "sr que se diz cristão"...O cartaz atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado (Lc 10,29-37).
    A mão do profissional da saúde, segurando as mãos da pessoa doente, afasta a cultura da morte e visibiliza a acolhida entre irmãos (o próximo). A Igreja como mãe, em sua samaritanidade, aproxima-se e cuida dos doentes, dos fracos, dos feridos, de todos que se encontram à margem do caminho.
    O profissional de pé, o enfermo sentado, olhos nos olhos, lembram o compromisso e a dedicação do profissional da saúde, no processo de cura do paciente, e a confiança do doente naquele que o acolhe e cuida. A acolhida e o cuidado aliviam a dor, estabelecem uma relação de confiança decisiva para a cura e superação das barreiras sociais.
    A cruz, que sustenta e ilumina o sentido do cartaz, recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou. Ela ilumina a vida humana, a morte, as dores, o sofrimento das pessoas sem assistência de saúde. No entanto, é ela também que ilumina o encontro entre o profissional da saúde e o doente, pois aponta para a esperança da transformação completa: um novo céu e uma nova terra.
    A alegria do encontro retratado no cartaz recorda aos profissionais da saúde que foram escolhidos para atualizarem a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos. Mobiliza os gestores do sistema de saúde a se empenharem para possibilitar atendimento digno e saúde para todos. Que a saúde se difunda sobre a terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lado espiritual deve está muito bem para deixa-lo esquecido. Quaresma é tempo de conversão, não tempo de conquistas ou brigas sociais. Veja o que é a falta de oração: aborto de anencéfalos, casamento homossexual, governo terrorista etc. Sobre a imagem: Será mesmo que não havia algo mais católico? Vcs socialistas sensibilizam-se e condoem-se muito qdo falamos a verdade, mas vcs não enxergam que suas ações ferem o Sacrifício de Jesus. Abraços, fiquem com Deus.

      Excluir
  7. Olá sou o criador do Cartaz da CF 2012 (Marcelo Godoy). Nada do que você escreveu é verdade. A cruz está no consultório do médico e o doente não está abatido e sim sorrindo e se levantando. Vai procurar o que fazer e pára de viajar na sua imaginação. Não é nada disso que você escreveu! Quando eu criei o cartaz foi para transmitir o amparo e a caridade. Vai procurar o que fazer!!!!! Só Deus mesmo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo Godoy. A Paz de Cristo pra ti e para sua família. Entendendo que a exposição da sua arte fotográfica é para o público e este público tem o direito de ver com seus olhos próprios e não com os do criador. Fala-se do que está exposto e o que se fala é apontado, não somente com imaginação. Talvez vc pense que procurei atingi-lo o que não foi. É um alerta enquanto CF mostrar temas inoportunos, entendeu? Mas há de convir que a imagem passa entendimentos além dos seus (criador) e que neste caso, aqueles que apontei não fogem da realidade exibida. Que Deus abençoe seu trabalho, suas criações e criatividades.

      Excluir
    2. Olá Adimilson. Sua visão das coisas é muito perigosa!!! Tenho medo de cristão como vc. Que imagina mundos que existem somente aí, na sua cabeça. Cuidado para não sair da realidade e se misturar com suas fantasias. Vá ajudar quem precisa e utilize a sua imaginação em algo que seja útil para as pessoas. Novamente ressalto como criador do cartaz: NÃO É NADA DISSO QUE VC ESCREVEU. Quer alertar, alerte de modo verdadeiro e não mentiroso como fez.... ACORDA PRA VIDA e seja útil para a nossa IGREJA!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Vc só aceita elogios em seus trabalhos? Se for, pode ficar com medo de pessoas críticas. Este é o sentimento de medrosos q não aceitam críticas. Já lhe respondi sobre a minha crítica q fiz não a vc, mas a sua arte. Eu rogo a Deus para lhe abençoar cada vez mais com criatividades e agora peço q lhe dê abertura para receber críticas. Vou repetir aqui, o que lhe respondi em 15/05/2012: "Olá Marcelo Godoy. A Paz de Cristo pra ti e para sua família. Entendendo que a exposição da sua arte fotográfica é para o público e este público tem o direito de ver com seus olhos próprios e não com os do criador. Fala-se do que está exposto e o que se fala é apontado, não somente com imaginação. Talvez vc pense que procurei atingi-lo o que não foi. É um alerta enquanto CF mostrar temas inoportunos, entendeu? Mas há de convir que a imagem passa entendimentos além dos seus (criador) e que neste caso, aqueles que apontei não fogem da realidade exibida. Que Deus abençoe seu trabalho, suas criações e criatividades."

      Excluir
    4. Olá. Aceito sim críticas verdadeiras. Se vc não gostar da foto, da cor, da ideia é uma coisa. Agora viajar em uma análise errada e fora do verdadeiro sentido da criação, desculpe mas não é crítica. Critique o verdadeiro, mas não o imaginário... Vc fez uma análise do que acha que representa o cartaz, que não é verdadeira...
      Mas peço desculpas pelas minha palavras, pois vi que é um cristão verdadeiro e cheio de fé... Irmão me desculpe se ofendi e siga sim com seu serviço de santidade...

      Apenas vi que sua análise estava errada, por conhecer profundamente o cartaz e como ele foi feito...

      Excluir
    5. Tudo bem meu caro Marcelo. Antes de desculpá-lo, faço os meus pedidos de desculpas tb. Não é vontade minha ofender a ninguém. Peço q entenda o q quis dizer. Q Maria Santíssima rogue e nos cubra com Manto Santíssimo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...