Entre inúmeras maneiras de se viver uma verdadeira amizade, existe uma coisa que não devemos cultivar neste lindo outro que se chama amigo. Um amigo é um ouro de inestimável valor, este recebe esta comparação para obter um também inestimável cuidado. Amigo não se usa para nenhum fim, amigo é um outro eu que me identifico e que conheço, sei de seus gostos e desgostos, guardo seus segredos e com ele posso chorar. Amigo é lágrima conjunta e sorriso que se junta.
Amigo é um camarada que me apóia mas odeia minhas picaretagens.

No momento que um amigo usa de mentira para com o outro, mesmo com a mais bela intenção, torna-se um inimigo. Com a mentira, a distância se estabelece, afugenta o Amor Philos e mesmo que por um momento de um raio, institui-se o reino maligno. Abrindo espaço para isto, o pior acontece. Amigo não mente, diz a verdade com piedade e unção, mas não foge. Sim para sim e não quando for não, nada mais que isto.
Amizade não é atitude de promessas vazias ou de discursos, uma amizade se vivencia, assim como Jesus. Como se sabe, Jesus não apenas disse: 'chamei vos amigos' como fez várias vezes, ele deixou mandamentos e deu a própria vida nisto.
"chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai". (Jo 15,15)
"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos". (Jo 15,13)
Pedro estando com Jesus e a mesmo tempo fora de sua presença, proferiu mentiras querendo talvez agradar seu Amigo. Provou imediatamente a ira de Jesus que o advertiu.
"Pedro então começou a interpelá-lo e protestar nestes termos: Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não te acontecerá! Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!" (Mt 16, 22)
Um amigo se torna inimigo quando não age com a verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário