Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Numa amizade não cabe mentira


Entre inúmeras maneiras de se viver uma verdadeira amizade, existe uma coisa que não devemos cultivar neste lindo outro que se chama amigo. Um amigo é um ouro de inestimável valor, este recebe esta comparação para obter um também inestimável cuidado. Amigo não se usa para nenhum fim, amigo é um outro eu que me identifico e que conheço, sei de seus gostos e desgostos, guardo seus segredos e com ele posso chorar. Amigo é lágrima conjunta e sorriso que se junta. 
Amigo é um camarada que me apóia mas odeia minhas picaretagens.


Não são com artifícios mentirosos que se obtém um amigo, não é repetitivo dizer que mentira é a filha do Inimigo. Por outro lado é imensamente saboroso dizer que é pela verdade que se vive uma amizade, pois Jesus (A Verdade) escolheu ser e nos chamou de amigos. Ele nos aproximou mais de si e como um bom amigo, com sua declaração deu os Seus ombros para que pudéssemos apoiar, seja com as lágrimas ou com aquele baita sorriso que nos faz perder as forças.


No momento que um amigo usa de mentira para com o outro, mesmo com a mais bela intenção, torna-se um inimigo. Com a mentira, a distância se estabelece, afugenta o Amor Philos e mesmo que por um momento de um raio, institui-se o reino maligno. Abrindo espaço para isto, o pior acontece. Amigo não mente, diz a verdade com piedade e unção, mas não foge. Sim para sim e não quando for não, nada mais que isto.


Amizade não é atitude de promessas vazias ou de discursos, uma amizade se vivencia, assim como Jesus. Como se sabe, Jesus não apenas disse: 'chamei vos amigos' como fez várias vezes, ele deixou mandamentos e deu a própria vida nisto.


"chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai". (Jo 15,15)


"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos". (Jo 15,13)


Pedro estando com Jesus e a mesmo tempo fora de sua presença, proferiu mentiras querendo talvez agradar seu Amigo. Provou imediatamente a ira de Jesus que o advertiu.


"Pedro então começou a interpelá-lo e protestar nestes termos: Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não te acontecerá! Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!" (Mt 16, 22)

Um amigo se torna inimigo quando não age com a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...