Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Peru: O Sendero Luminoso martirizou-os porque "a religião é o ópio do povo"

Frei Angelo Paleri, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, é o postulador dos dois sacerdotes mártires pertencentes à sua ordem, assassinados pelo Sendero Luminoso no dia 8 de agosto de 1991, e do sacerdote italiano Sandro Dordi, também morto por este grupo criminoso no dia 25 de agosto do mesmo ano.

Aos frades poloneses, Michal Tomaszek e Zbigniew Strzakowski, depois de executá-los, colocaram neles um cartaz com os dizeres: “Assim morrem os llames (servidores) do capitalismo”, mas o motivo era pela caridade que realizavam, pois, segundo os criminosos, com os alimentos que distribuíam aos camponeses, evitavam que entrassem na luta armada e confundiam as pessoas, porque a religião é o óprio dos povos.

Frei Paleri, leitor assíduo de ZENIT, compartilha com os nossos leitores nesta entrevista – realizada em Roma há pouco – diversos detalhes impressionantes do martírio destes três sacerdotes, que deram a sua vida nos Andes por seguir a Cristo, e que serão beatificados na cidade peruana de Chimbote, neste sábado, 5 de dezembro.

***

ZENIT: Qual era o contexto em que se encontravam os religiosos?

- Frei Angelo: Ambos os irmãos foram mortos na noite do 9 de agosto e Dom Sandro, o sacerdote diocesano italiano, pela tarde do 25 de agosto. Trabalhavam a poucos quilômetros de distância. Nesse momento Chimbote estava na mira do grupo marxista-maoísta, Sendero Luminoso, porque estava no seu objetivo conquista-la como já acontecia em outras regiões. Sendero tinha dito que se o bispo Bambarén não renunciava, matariam um missionário por semana. Temos até a carta de Bambarén colocando a sua renúncia à disposição do Papa. Não temos uma resposta oficial do papa João Paulo II a mons. Bambarén, sabemos sim que o bispo, na semana seguinte, viajou para Lima. Em uma carta dizia, estarei em Lima com a Conferência Episcopal.

ZENIT: Teriam sofrido outros ataques?

- Frei Angelo: Nove meses antes, em uma viagem à região em uma caminhonete, o bispo encontrou-se com uma barreira a estrada. Don Sandro quis sair para remover as pedras e Bambarén disse-lhe para dar marcha ré e voltar rapidamente. Houve também duas bombas contra o palácio episcopal em Chimbote.

Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...