Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Setembro: exultemos a Bíblia, feita para nós


Amado leitor, os acontecimentos que nos envolvem nem sempre são claros ao nosso entendimento. Somos sempre alunos, sempre catequizandos e sempre evangelizandos... poucos se encontram situação de sabedoria razoável para as lidas do dia-a-dia.


Não dá para viver sem aprender, temos imensa necessidade de conhecimento sobre as circunstâncias de nossas próprias vidas, somos pobres de informações pertinentes a nós mesmos. O Homo sapiens é um balde de questões, ele é um sinal interrogativo constante e não há como fugir disto.


O Homem já nasce ansiando respostas, tem sede de informações, é carente de ensinos e pedinte de esclarecimentos. Existem questões que nunca nos deixam, onde muitas delas não conseguimos alcançar plenamente suas respostas, isto por sermos pequeninos e fracos, nossa estatura não nos permite contemplar determinadas explicações.


Nisto há uma angústia no Ser, angústia por falta de respostas sobre nossa própria existência, sobre passado, presente e futuro. Sobre família, respeito, deveres, direitos, poderes, corpo, alma, castigo, salvação, inferno, céu etc. 


O Homem não foi criado para pairar nas palavras superficiais, nasceu para ser investigador e inquieto, questionador e também desconfiado. 


Existem algumas passagens bíblicas que se pode lembrar a este respeito, onde denota o Homem como sendo insaciável não somente de sua natureza, mas também animado (por Deus) a continuar esta incessante busca por explicações:
  • "assim o desejo da Sabedoria conduz ao Reino!" (Sb 6,20)
  • "Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito". (Mt 5,48)
  • "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto". (Mt 7,7)
  • "Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar". (Lc 5,4)
  • "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação". (Rm 12,2)
  • "buscai as coisas lá do alto". (Cl 3,1)

Digo mais sobre isto, o arrefecimento de nossas dúvidas, que na verdade são nossos suspiros, passa pelas respostas  encontradas na Sagrada Escritura. Podendo a Criatura gostar ou não do que está escrito,  duvidar ou acreditar, descartar ou aceitar, ter acesso ou não; estas condições não retiram da Bíblia o seu poder de explicar o que somos, de onde viemos e para onde vamos. 


O Homem é um balde de questionamentos e a Sagrada Escritura um mar de explicações e respostas. Não se é feliz sem alimentar da Palavra. Não há repouso sem a Bíblia. Por isto podemos afirmar: Quanto maior o número de Bíblias no Mundo (sendo lidas e meditadas), maior o nível de sabedoria, de consolo e paz. Haverá com isto: bons casamentos, melhores políticos, melhor ciência, cultura, esporte, brincadeiras, comunidades, trabalhos etc.


Neste mês de setembro, a Igreja exulta a Palavra do Senhor, e quão belo é isto! Que neste mês, possamos de uma forma especial ecoar a Boa-nova a todos os corações.


Veja aqui, uma homenagem a palavra de Deus em forma de Poesia:



Luz para meus pés


Como pode ser?
Em ti está minha vida
Não é predição,
nem tão pouco premunição
parece não haver razão
para acreditar meu humano encontra rejeição
as vezes digo não ter condição


mas vivendo encontro
a verdade em cada linha e cada ponto
tem história, poema e conto


a sabedoria é sublime e divina
é pura, forte e cristalina
a realidade nua e crua também me ensina



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...