Páginas

sábado, 25 de junho de 2011

São João Batista, uma história evangelical

Seu nome é João, mundialmente conhecido como João Batista. Seu chamado era Batizar os que queriam chegar perto de Deus, teve também a digníssima missão de preparar o Caminho para a vinda Daquele que é maior do que ele. Leia um pouco sobre ele nos evangelhos.



Seus pais
"Mas o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João". (Lc 1,13)
"Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo". (Lc 1,41)


Local de pregação
"Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia". (Mt 3,1)
"Também João batizava em Enon, perto de Salim, porque havia ali muita água, e muitos vinham e eram batizados". (Jo 3,23)


O que vestia e o que comia
"João usava uma vestimenta de pêlos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre". (Mt 3,4)


Quem o enviou
"Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João". (Jo 1,6)


João com Jesus
"Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele". (Mt 3,13)
"João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!" (Mt 3,14)
"Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu". (Mt 3,15)
"No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". (Jo 1,29)


João com Espírito Santo
"Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo". (Lc 1,41)
"No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele". (Mc 1,10)
"(João havia declarado: Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele.)" (Jo 1,32)


Falas de João a Jesus
"João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!" (Mt 3,14)
"Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos:" (Mt 11,2)
"E João chamou dois dos seus discípulos e enviou-os a Jesus, perguntando: És tu o que há de vir ou devemos esperar por outro?" (Lc 7,19)
"João dá testemunho dele, e exclama: Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim". (Jo 1,15)
"João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis". (Jo 1,26)


Falas de Jesus sobre João
"Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu". (Mt 3,15)
"Quando, pois, Jesus ouviu que João fora preso, retirou-se para a Galiléia". (Mt 4,12)
"Respondeu-lhes Jesus: Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes:" (Mt 11,4)
"Tendo eles partido, disse Jesus à multidão a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?" (Mt 11,7)
"Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele". (Mt 11,11)
"Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam". (Mt 11,12)
"Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João". (Mt 11,13)
"João veio; ele não bebia e não comia, e disseram: Ele está possesso de um demônio". (Mt 11,18)
"Os discípulos compreenderam, então, que ele lhes falava de João Batista". (Mt 17,13)
"Donde procedia o batismo de João: do céu ou dos homens? Ora, eles raciocinavam entre si: Se respondermos: Do céu, ele nos dirá: Por que não crestes nele?" (Mt 21,25)
"João veio a vós no caminho da justiça e não crestes nele. Os publicanos, porém, e as prostitutas creram nele. E vós, vendo isto, nem fostes tocados de arrependimento para crerdes nele". (Mt 21,32)
"Respondeu-lhes ele: Ide anunciar a João o que tendes visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres é anunciado o Evangelho;" (Lc 7,22)
"Pois vos digo: entre os nascidos de mulher não há maior que João. Entretanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele". (Lc 7,28)
"João era uma lâmpada que arde e ilumina; vós, porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com a sua luz". (Jo 5,35)
"Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar - essas mesmas obras que faço - testemunham a meu respeito que o Pai me enviou". (Jo 5,36)


Discípulos de Jõao
"Então os discípulos de João, dirigindo-se a ele, perguntaram: Por que jejuamos nós e os fariseus, e os teus discípulos não?" (Mt 9,14)
"Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos:" (Mt 11,2)
"Vieram, então, os discípulos de João transladar seu corpo, e o enterraram. Depois foram dar a notícia a Jesus". (Mt 14,12)
"E João chamou dois dos seus discípulos e enviou-os a Jesus, perguntando: És tu o que há de vir ou devemos esperar por outro?" (Lc 7,19)
"Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos". (Lc 11,1)


Coragem, Prisão e Morte
"Com efeito, Herodes havia mandado prender e acorrentar João, e o tinha mandado meter na prisão por causa de Herodíades, esposa de seu irmão Filipe". (Mt 14,3)
"João lhe tinha dito: Não te é permitido tomá-la por mulher!" (Mt 14,4)
"De boa mente o mandaria matar; temia, porém, o povo que considerava João um profeta". (Mt 14,5)
"Por instigação de sua mãe, ela respondeu: Dá-me aqui, neste prato, a cabeça de João Batista". (Mt 14,8)
"e mandou decapitar João na sua prisão". (Mt 14,10)


Com estas passagens, podemos conhecer João Batista como sendo oum homem: Penitente, Obediente, Humilde, Corajoso, Missionário, Profeta, Fiel, Puro, Esperançoso, Carismático, Tradicionalista, Martir, Despojado, Testemunha de Deus, Comunicativo, Pregador, Sacerdote e Santo.
Esteve na Pastoral do Batismo, Crianças, Comunicação e de Rua. Foi fundador de Grupo de Oração onde era o Pregador. Coordenou uma Comunidade e formou corajosamente seus membros. Entregou sua vida pela Missão.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...