Estou com vontade de rir, sorrir, alegrar e gargalhar. Agora pouco me fizeram rir e ainda minha face está em estado de felicidade. Aprendi uma frase no passado que diz assim: "rir faz bem e sorrir também", utilizava esta frase no local de trabalho como imagem para os visitantes e como uma rima para quebrar os sentidos de tristeza e sombra da maldade que alguém pudesse trazer. E funcionava! Rir não é pecado, sorrir é salutar. Não se deve pregar que o sorriso trás maldição, nada deve estar contra o sorriso Mas também não devemos rir de tudo. Rir é está ligado mais ao porque do que para quê. O porquê, a situação, a causa e o objeto que nos fazem rir já carrega em si a ordem do sorriso já trás em si a anedota, boa nova, alegria e o toque necessário que faz cócegas no físico, psíquico ou na alma. O que nos faz rir é o incomodante e o impulsionador, ao autor do rizo (nós) cabe ligar a sensibilidade e gratuitamente se deliciar, na maioria dos casos nem dói (é bom lembrar que alguns fazem xixi enquanto riem), muitos podem não rir da mesma coisa, penso que ai reside a situação de peso na alma daquele que não se dar ao riso. Talvez passe por uma situação onde a tristeza possui mais peso e mando que o riso.
Rir realmente não é pecado. Segundo a Bíblia, ser feliz, rir e gargalhar é um imperativo ordenado por Deus . Aquele que é batizado e escolhe por livre vontade pertencer ao grupo das ovelhas do rebanho de Jesus, trás como cruz (missão) o ato de ser feliz (nem sempre sorrir, mas nem sempre ficar sem sorrir e no entanto sempre ser feliz). Sorrir é o piscar da estrela, a estrela é a felicidade e aqui pra nós, estrela que não pisca é muito triste!
Jesus manda que suas ovelhas sejam felizes, que se alegrem e que levem esta alegria a outros. É uma ordem expressa para ser feliz e também não viver sozinho nesta felicidade, é também uma ordem multiplicá-la, pois este é o efeito de ser feliz: levar o bem aos outros. "É maior felicidade dar que receber!" Dizem que não ha cristão verdadeiro que não carregue a característica de felicidade, ha também esta: "um santo triste é um triste santo". Comungar a fé, é comungar a alegria. Não se trata de entorpecer, esquecer da vida como se não existissem as barreiras, mas em tudo se alegrar. Contemple isto aqui: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!" (Fl 4,4)
Viver a tristeza é pecado. Negar a felicidade que sempre bate em nossa porta é o mesmo que negar a vida. Todos nascem para viver e viver é um verbo que se conjuga com objetivos de ser feliz. Não querer ser feliz é o mesmo que não querer viver e isto é pecado, pois evoca a morte e destruição. Só o Inimigo (Infeliz) é que tem em seu íntimo o matar, roubar e destruir. Mas e os momentos de tristezas de nossas vidas? São sim desagradáveis e não desejados, muitos deles ocorrem por nossa falta, falha, ignorância e burrice também. Ocorrem pela nossa incompreensão ou porque outro nos trouxe como oferta. Estas ocasiões não nos devem levar a gostar da tristeza, leia o que fala a Bíblia: "Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos". (2Cor 4,8)
A via da tristeza não deve ser a nossa escolha. Ela não nos leva a um local de paz, mas pelo contrário leva-nos somente ao um vale de lágrimas de ossos ressequidos e derrotados. Tristeza acumula tristeza, afasta amigos e familiares, não nos ruma à saúde nem ao Céu. Inunda de perigo a nossa fé e nos faz perder o sentido de viver. Tristeza nos emagrece ou nos engorda, nunca na medida que precisamos, ela tira o sono, a leveza e o bem estar, rouba-nos o fôlego, fere o otimismo e ainda vê derrota em tudo. Mais uma vez a Bíblia nos convida forçosamente: "Exclui a tristeza de teu coração, poupa o sofrimento a teu corpo". (Ecl 11,10) - "A tristeza do coração é uma chaga universal". (Eclo 25,17) - "Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos". (Eclo 30,22) - "pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma". (Eclo 30,25).
Então caro amigo, irmão e leitor, estou te dando esta dica, ordem ou exortação: Ria, sorria, alegre-se, felicite-se... permita-se ser feliz. Seja uma estrela de luz, cheia de sentidos iluminados, pisque com sinais de sorrisos. Molde sua face, mova seus músculos para seu bem. Olhe a seguir os benefícios do sorriso:
"A contração espontânea dos músculos provocada pelo riso é importante, já que age como uma espécie de fortalecedora do tônus muscular.
Movimenta-se 12 músculos faciais, número que dobra quando liberamos deliciosas gargalhadas. E é justamente esse estímulo muscular, aliado à liberação da serotonina e da endorfina - substâncias ligadas à sensação de bem-estar -, que prolonga a firmeza e o aspecto jovial da pele
Os músculos da pele ficam mais firmes, prevenindo o surgimento de rugas, linhas finas e diminuindo a flacidez.
Os movimentos dos músculos decorrentes de um largo sorriso também melhoram a circulação sanguínea, interferindo diretamente no aspecto da cútis do rosto
Em decorrência de uma circulação ativa obtida por meio do estímulo dos músculos pelo ato de sorrir, a pele sofre uma oxigenação local - fazendo com que os nutrientes cheguem mais facilmente às camadas mais profundas da pele."
Fonte: Beleza
Assista esta apresentação do Cartola, aqui ele canta a felicidade.
A Sorrir
Cartola
A sorrir
Eu pretendo levar a vida
Pois chorando
Eu vi a mocidade
Perdida
Fim da tempestade
O sol nascerá
Finda esta saudade
Hei de ter outro alguém para amar
A sorrir
Eu pretendo levar a vida
Pois chorando
Eu vi a mocidade
Perdida
Um vídeo com várias gargalhadas para te inspirar.
Bruna Caram - Gargalhadas
Pra que buscar recaída,
Reviver o drama
Mexer na ferida?
Por onde se engana o coração
Se encontra a saída pra vida
Tempo de ver que é maldade
Martelar as horas no chão da saudade
Embora agora contradição,
O tempo que pôs essa dor nessa conta
É quem desconta
Passa a te aponta o ponto de
Sorrir mais
Soltar gargalhadas
Deixar pra trás
O que te entristece
Tece teus ais
Rir mais
Soltar gargalhadas
Deixar pra trás
O que te entristece
Tece teus ais
Canto gregoriano exortando-nos ao alegrai-vos
Alegrai-vos
Agnus Dei
Alegrai-vos sempre no Senhor
Alegrai-vos sempre no Senhor (2x)
Não vos inquieteis com nada
em toda circunstância, orai ao Senhor
Apresentai a Deus as vossas preocupações com orações
Suplicas e louvor
E a paz do nosso Deus, maior que toda inteligência, há de guardar
Vossos corações, vossos pensamentos, em Jesus Cristo, Nosso Senhor...
Flavinho canta para todos uma ordem: "Alegra-te"
Porque viver assim tão só
julgando não achar,
ninguém capaz de te amar.
Seu coração abandonado está
em outros braços que
não são os meus
pois os meus aqui estão
a te esperar.
Alegra-te, alegra-te pois eu vim te encontrar
Alegra-te, alegra-te no amor vais transbordar
Eu estou aqui, tão perto de ti
prá te abraçar e te amar
olha prá mim.
Walmir Alencar também canta nos animando a tomar uma decisão para a alegria: "Abre um sorriso, porque o Senhor contigo está; Tudo o que era velho ficou para trás"
Bom e agradável
Abre um sorriso
Porque o Senhor contigo está
Tudo o que era velho ficou para trás
Deixa Deus te alcançar e te contagiar
Com a verdadeira paz que o mundo não dá
Alegra-te e sai do teu lugar
Olha quantos irmãos Deus te dá
Prepara o abraço e ao seu encontro vai
Porque bom e agradável será
Se alegrou o Senhor ao ver-nos reunidos na paz
Em sua bondade ordenou que nos amemos cada vez mais
Deus seja louvado. Irmão fiquei super feliz ao ler seu post agora, não deu pra não comentar. Acabei de escreve (algo pouquinho), sobre o sorriso - sorrir em todos as circunstâncias - e abro o seu blog e vejo algo semelhante, que maravilha, Deus seja sempre nossa alegria.
ResponderExcluirUm grande abaço! Fiquemos com Deus e Maria.
Oi minha irmã, q bom Deus falar assim sobre alegria para mais pessoas. Isto quer dizer que ele derrama a felicidade para todos! Deus seja louvado sim e sempre, com mta alegria.
ExcluirAmém e obrigado
Abraços.
Que Jesus e Maria te alegre sempre.