Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Novo terremoto em Montes Claros - Norte de Minas, magnitude 3,7. Veja aqui dados, vídeo e fatos!

Terremoto para alguns montesclarenses está perdendo a conotação de destruição e ganhando sentidos de humor. A cidade de Montes Claros, Norte de Minas está no cenário nacional se transformando em referência nos episódios ligados aos tremores de terra. Já se contabilizam seis ocorrências nos últimos seis meses. Como os tremores não chegaram a causar destruições em maiores graus, os moradores da cidade (assim como eu) procuram alívio do susto fazendo suas piadas . #terremoc é o nome dado ao tremor que está frequente na região. Virou tema de bate papo e popularidade de alguns perfis das redes sociais que criaram frases do tipo: "Despertador é para os fracos, em Montes Claros acordamos com terremoto". E na verdade não é somente uma frase de sentido humorístico, mas real por um lado. Hoje as sete horas e onze minutos, horário que muitos estão levantando da cama para se aprontar para as atividades do dia, o #terremoc se fez sentir (sentir mesmo) e despertou alguns mais cedo que pensavam. As casas balançaram por alguns segundos, eu que estava em meu lar neste momento, ouvi o barulho das janelas que balançavam segundos depois do tremor desaparecer. Confesso que se assusta e é muito rápido, não se tem tempo para tomar providências. Veja abaixo algumas informações obtidas via redes sociais e do Observatório Sismológico de Brasília.




Data: 18 de abril de 2013 (108);
Hora Local : 07:11:51,5;
Localização epicentral (Preliminar): Lat. -16,7009°, Long. -43,8827 (Erro ± 0,162º);
Epicentro: Montes Claros - MG
Magnitude (Preliminar): 3,7 mR;
Intensidade: V - forte (Escala Mercalli Modificada).

Observação: Localização epicentral no bairro de Vila Atlântida, mas o tremor foi sentido por toda cidade de Montes Claros e cidades vizinhas.

Equipe responsável pelo Boletim Sísmico Brasileiro (SISBRA)

* Análise e mapas: Iago Guilherme Santos e João Alberto Cruz Vieira;
* Coordenação Geral: Prof. Lucas Vieira.

Veja abaixo um vídeo de como os moradores perceberam durante e após o tremor:







Dados do último tremor em Montes Claros:

Data: 23 de dezembro de 2012;
Hora Local : 04:06:43,4;
Hora de Registro (UTC) : (MC02) 06:06:44,6
Localização epicentral: Lat. -16,7003°, Long. -43,8806 (Erro ± 0,113º);
Epicentro: Montes Claros - MG
Magnitude: 2,7 mR; 


---

Sismologia


A Sismologia é o ramo da Geofísica que estuda os tremores de terra e a estrutura interna da Terra, usando as ondas sísmicas geradas por terremotos (fontes naturais) e por explosões (fontes artificiais).

"Relatos bíblicos como a caída das Muralhas de Jericó, cerca de 1100 A.C, ou a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra, na verdade, poderiam estar associados à ocorrência de terremotos naqueles locais."



O que é um terremoto? 


A camada mais superficial da Terra - a litosfera - divide-se em partes menores chamadas placas tectônicas, que se movimentam lentamente, ocasionando um contínuo processo de esforço e deformação nas grandes massas de rocha. Quando o esforço é grande e supera o limite de resistência da rocha, esta se rompe - originando uma falha geológica - e acontece o terremoto

Ondas sísmicas  Parte da energia potencial acumulada sob a forma de deformação nas rochas, é liberada através de ondas sísmicas que partem do ponto inicial de ruptura e se propagam em todas as direções. Essa região confinada em subsuperfície onde se originam as ondas é chamada de Foco ou hipocentro. Sua projeção até a superfície do globo terrestre corresponde ao Epicentro do terremoto.





Como medir a força de um terremoto?  
A força de um terremoto é estimada pela sua magnitude, que está relacionada com a energia sísmica liberada no foco e também com a amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos. Para cobrir todos os tamanhos de terremotos - desde os microtremores, de magnitudes negativas, até os super-terremotos, com magnitudes superiores a 8.0 - foi idealizada uma escala logarítmica, sem limites. No entanto, a própria natureza impõem um limite superior a esta escala já que ela está condicionada ao próprio limite de resistência das rochas da crosta terrestre.


Estrutura interna da Terra  
Como se pode conhecer as camadas geológicas abaixo de nossos pés e outras estruturas localizadas no interior e no centro da Terra, situado a cerca de 6370 km de profundidade? Por meio de perfurações o homem tem acesso, direto, apenas, aos primeiros quilômetros. Daí, para baixo, são, principalmente, as ondas sísmicas, que revelam conhecimentos sobre o interior de nosso Planeta.

A propagação das ondas sísmicas produzidas pelos terremotos ou fontes artificiais varia de velocidade e de trajetória em função das características do meio elástico em que trafegam. A correta interpretação do registro dessas ondas, através dos sismogramas, permite inferir valores de velocidade e densidade tanto em rochas no estado sólido, ou parcialmente fundidas, como naquelas situadas próximas da superfície ou em grandes profundidades. Dessa forma, é possível comprovar suposições sobre o estado dessas estruturas internas e outros processos geológicos dentro do interior da Terra.

A imagem que se tem sobre o interior da Terra, baseada principalmente nos conhecimentos da sismologia, está sumarizada na Figura ao lado. O interior da Terra possui três principais camadas: a Crosta , uma fina casca que envolve todo o planeta, o Manto (círculo amarelo) e o Núcleo que se subdivide em "núcleo externo" (círculo laranja) e "núcleo interno" (círculo vermelho). Essas camadas foram descobertas pela análise da refração e da reflexão de ondas sísmicas.


Fonte: Observatório Sismológico



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...