Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

Habemus Papam! Por Pe Eduardo Dougherty, um Jesuíta falando de outro.


LOUVADO SEJA DEUS PELO NOVO PAPA FRANCISCO

Habemus Papam! Foram estas as palavras, em latim, que o Cardeal protodiácono anunciou ao mundo a tão esperada e feliz notícia: temos um Papa!

Louvado seja Deus! Nós, os Jesuítas, estamos para servir a Deus, e foi uma surpresa e alegria saber que um jesuíta, pela primeira vez, é o novo Papa. 

Santo Inácio de Loyola diz que para a maior Glória de Deus, nenhum jesuíta deveria aspirar ser uma autoridade, um bispo. É proibido. Nós somos apenas servos de Deus. No entanto, quando a Igreja, que é o corpo de Cristo, diz que um jesuíta deve ser bispo, como é o caso do Padre Bergoglio, assim é feito. Pois a Igreja está mandando, e nós somos obedientes à Igreja. Então, ele foi nomeado Bispo e Arcebispo. E hoje, para nossa alegria, o primeiro Papa latino-americano e primeiro jesuíta como Sumo Pontífice.

Eu o conheci pessoalmente. E assim como em nossos exercícios espirituais de Santo Inácio, o novo Papa agiu com humildade e pobreza de espírito.

Deus pediu a Francisco para renovar a Igreja. Então podemos esperar uma renovação da Igreja. O novo Papa vai ser forte. O “Sim” vai ser “Sim”. Não haverá o “sim” e o “não”. Será o “Sim” de Jesus. Ele não vai agradar a muitas pessoas, pois ele vai falar a verdade. Ele vai denunciar e anunciar. Podemos esperar que tudo o que está escrito no Documento de Aparecida será difundido pela Igreja no mundo. Este será o roteiro do Papa.

O novo Papa Francisco pediu orações, e nós nos comprometemos a amar a Igreja e a orar pelo nosso líder, o Papa Francisco.


Padre Eduardo Dougherty, Jesuíta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...