Páginas

domingo, 16 de janeiro de 2011

A repetição de sofrimentos dos desabrigados no Rio, SP e Minas. Deve-se tirar frutos destas fatalidades.

A desgraça sofrida pelos irmãos cariocas, paulistas e mineiros arranca de nosso coração inúmeras lágrimas, as imagens são imensamente pesadas e de grande lamento. É duro ver vidas sendo levadas pelas enxurradas morro abaixo. Quem não sente vendo estas fatalidades?

Meu Deus, sinto-me impotente ao máximo quando vejo estas imagens desoladoras. Faz-me Senhor um homem com poderes para ajudar estes irmãos e não permitir que isto aconteça de baixo de meu nariz sem nada fazer.

Dói em mim não somente as imagens de agora, o que dói em mim é que isto é uma repetição do que ocorre todos os anos e parece que ninguém faz nada. Foram enviados vários alertas durante décadas e as coisas se repetem. Nestas horas de desespero, muitos colocam a culpa na natureza e em Deus, como se Ele estivesse com vontade de matar seus filhinhos amados. Não é isto, porém a Natureza tem que seguir seu caminho, é importante que haja chuvas, é natural que ela encharque os morros e estes por ter seus formatos declínios não retenha as águas. Até a violência monumental que estas águas possuem é de sua natureza.
Se alguém tem participação nestas desgraças somos nós mesmos que insistimos em não ouvir o que o Senhor nos diz. Mais uma vez as fatalidades ocorrem por motivos humanos e pela distância que causamos de nosso Senhor.

"Quisestes apartar-vos de Deus; ponde agora dez vezes mais zelo em procurá-lo". (Br 4,28)

Necessitamos de milagres, mas estes não são comprados, eles vêem do coração de Jesus e a via é a fé. É hora de aumentar nossa fé em Jesus e pedir as providências necessárias, na verdade isto era para ontem. Vamos ajoelhar e deixar o Espírito falar em nós e em seguida cumprir o que Deus quer. Não se permita corrigir falhas de forma paliativa, vamos jogar pesado, vamos aproximar mais de Deus para que a desgraça não ataque nossas vidas. Isto que está acontecendo não deve repetir, sejamos ao menos racionais. É possível evitar tudo isto!

Enquanto isto sejamos intercessores e solidários.
"Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não pudessem apresentar-lho por causa da multidão, descobriram o teto por cima do lugar onde Jesus se achava e, por uma abertura, desceram o leito em que jazia o paralítico". (Mc 2,3-4)

Esta passagem do Evangelho nos alenta nestes momentos difíceis. Quatro homens solidários carregaram o necessitado, desabrigado e faminto até Jesus para que recebesse a graça tão necessitada. Esta é a nossa obrigação! Demos então a nossa intercessão e as contribuições a estas regiões sofridas.
Aproveito aqui para solicitar que a mídia faça cobertura destes acontecimentos não somente quando ocorrer na região Sudeste. Percebi no ano passado que não deram cobertura adequada quando o Nordeste sofreu destruição também por causa do volume alto das chuvas.

O problema é: muitos que não deveriam esquecer isto, vão se esquecer e não ajudar. No exemplo do estado do Rio de Janeiro ocorrerá isto, pois já estão de olho na inundação de desgraças do carnaval.
A Igreja participa das dores das vítimas nestes locais onde há sofrimento, ela é acolhedora e se gasta para ajudar os necessitados. A arquidiocese de Petrópolis está oferecendo seus ambientes para dar abrigo aqueles que perderam suas moradias e não precisa pagar por isto, a Igreja acolhe a todos indistintamente da fé. Glória a Deus. A Cáritas do Rio de Janeiro enviou R$ 20 mil para a diocese de Petrópolis, para ajudar no atendimento emergencial às vítimas.

Será um sinal de preguiça, caso todas estas famílias desabrigadas voltem aos mesmos locais sem a que se mude as estruturas. Existem maneiras de melhorar a situação daqueles locais e engenhosamente pensando nas próximas chuvas. Pelo amor de Deus, não briguem com a natureza, não briguem com Deus. Respeitem as águas, não faças casas onde elas devem passar.

Senhor meu Deus,
Use de misericórdia com estes nossos irmãos, faça uma mudança na cabeça de cada um, para que se distancie do pecado e se aproximem de Vós.  Que seja tocado o coração de todos e que eles rezem muito mais. Que distanciem das idolatrias dos jogos, carnavais, preguiça e vida fácil. Que se empenhe na solidariedade com os outros.

Que deste mal, surja um bem maior como é de Sua santíssima vontade. Que nasça destes locais novos e ferrenhos soldados de cristo. Que Vosso nome seja adorado.

Venha oh Espírito Santo, sobre todas almas sofridas e alimentai-as com teus dons espetaculares.
Derrama teu Santo consolo sobre todas as famílias e dê esperança abuntademente.

Venha em socorro ao povo sofrido. Fazei com que os governantes mudem sua conduta prostituída, sejam ungidos para servirem e fazerem o bem a todos seus cidadãos.


São Sebastião, rogai por nós.
Virgem Santa e Nossa Mãe cubra-nos com Teu manto.


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...