Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Campanha da Fraternidade 2011. O Tempo da Quaresma não é propício para isto!

A Campanha da Fraternidade 2011 tem como tema "Fraternidade e a vida no planeta" e lema "A criação geme em dores de parto".

A idéia de que Campanha da fraternidade em pleno tempo da Quaresma não seja oportuno é muitíssimo plausível. Com o tema já fixado para o ano de 2011, entendo que é realmente importante discutir assuntos desta natureza sim, é dever de todos os cristãos cobrar, exigir, apontar, exortar e brigar pelo meio-ambiente, é nosso dever brigar pelo zelo de nossa casa, este planeta. Mas, o detalhe que é um problema, se posiciona exatamente na época em que este assunto se encontra. Dentro do ciclo de doze meses, não haveria uma data mais propícia? Tem que ser obrigatoriamente dentro da Quaresma?
Não possuo barreiras para discussões de cunho social, econômico, esportivo, saúde pública, meio-ambiente etc. Assim como eu, são inúmeros brasileiros que se dispõem a discutirem e dar maiores fundamentos a estes assuntos de coração aberto. São realmente coisas importantes, carecem de alertas mesmo.

O ano litúrgico é dividido em Advento, Natal, Comum, Quaresma e Páscoa, todos importantes e sendo ao mesmo tempo o mais elevado aquele em que Nosso Senhor Jesus Cristo se ofereceu em Sacrifício, este tempo está entre Quaresma e a Páscoa.

A Igreja obriga os católicos a se recolherem no tempo quaresmal e se dedicarem a oração, jejum e esmolas. Esta obrigação não se aplica aos não católicos, trata-se de uma obrigação baseada no batismo celebrado e na obediência devida, mesmo não compreendida.

A Quaresma é um tempo lindo em que a Igreja nos convida a Conversão e aproximação ao Santo Altar do Senhor, neste tempo nos recolhemos em dedicação a oração e a palavra; evitamos o canto de aleluia para expressá-lo com maior vigor na Páscoa. É um tempo imensamente significante para nossa fé e para nossas atitudes, nota-se que pela piedade de muitas almas, não poucas conversões são prontificadas e muitas ovelhas ouvem a voz do Pastor.

Portanto não é conveniente suplantar este tempo lindo e maravilhoso com idéias e propostas secundárias. Alguns podem até ser contrários a esta posição, mas afirmo mais uma vez este posicionamento! Existe uma ordem para Amar, entendendo que amar sejam todos os nossos pensamentos e esforços por fazer o bem, a ordem a qual digo é a que o próprio Senhor nos ensina: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo, veja que primeiro amamos a Deus e em segundo lugar, devo amar ao próximo, o próximo são também as coisas, outras preocupações e afazeres, sendo todas também importantes.

"Buscai antes o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo". (Lc 12,31) Não tenho dúvidas de que um Filho que volte a casa do Pai, preocupará com os bens que o Senhor confiou a ele. Tratemos primeiro do coração das ovelhas e depois com seus bens passageiros.
Digo que muitos não experimentam uma Santa Quaresma ou a Santa Páscoa por estarem envolvidos com a Campanha da Fraternidade, Campanha esta que não dispensa piedade com o Retiro do Senhor Jesus. Penso que se deveria discutir tais temas em outra época do ano. É possível! Assim se obterá um ganho maior sem atrapalhar os passos rumo a Jerusalém Celeste.

Glória ao Pai
ao Filho
e ao Espírito Santo.


Quaresma 2011. Bento XVI envia sua mensagem desejando maior empenho!

Post editado em 24/02/2010

13 comentários:

  1. Você pode estar certo. Mas a igreja não tem a obrigação de se juntar a sociedade por uma boa causa? O meio ambiente está devolvendo o mau ao homem..... pessoas estão morrendo, famílias se rompendo, e vida é o primeiro plano divino!
    Na minha opinião, a igreja tem e deve ter o compromisso de não só tratar com debates este tema, mas também dar "cobertor" a quem precisa!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jefferson, desculpe a demora em retornar seu comentário.
    Neste post, disse que estas preocupações são sanas e boas. Devemos todos nos preocupar com o que Deus nos deu. Deus chamou o homem para cuidar do que é seu, o Homem foi eleito por Deus para dar nome a tudo na natureza. Mas Deus estipulou um tempo para cada coisa e o tempo da Santa Quaresma não é propício para estas discussões. Alerto que ainda existe uns exageros em preocupar com o Planeta que é parte de uma outra discussão. Valeu. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Dependendo do ponto de vista de cada pessoa, pode existir tempo propicio ou não para encaixar a maior parte dos temas nos tempos litúrgicos. Para quem vê a religião voltada somente para o lado espiritual, discutir pobreza, vida plena, injustça, descriminação, natureza,provávelmente assume que não é proppício meditar sobre esses temas em nenhum tempo. Contudo, é preciso olhar o muno e as pessoas com os olhos de Cristo. Ele não concebe dois níveis separados, um material e outro espiritual. Êle vê a pessoa em sua totalidade, relacianada com o ambiente que a cerca.Ele cura a doença e declara que os pecados são perdoados.O cristianismo não nos foi trazido só para nossa conversão individual, mas também transformar a sociedade e corrigir nosso relacionamento com a sociedade e com a obra de Deus, neste caso o nosso planeta.Creio que é sábio abrir a visão da religião para que ela influencie com seus principios e valores toda a atividade humana e o que se relaciona com ela.O planeta é parte da Criação de Deus é é a "casa!" onde moram os vilhos de Deus. Ele merece nossa atenção e respeito.Boas vindas ao tema da Campanha da Fraternidade 2011.

    ResponderExcluir
  4. Olá caríssimo(a) Anônimo(a)
    Que Jesus te conceda graças e paz em sua família.
    Reitero que o tema é importante e carece de ponderação, pois há uma corrente de mal-intencionados que querem a todo custo colocar o planeta como mais importante que o Homem. Existe alguns exageros na questão climática, visto que os verdadeiros estudiosos não compactuam com o que é veiculado na 'dona mídia'. Saiba que há interesses financeiros nisto.
    O missionário deve levar as ovelhas a adorarem Jesus, penso que toda a força da campanha deveria ser engendrada para se doar aquilo que não passa, aquilo que é mais valioso. Será que Adorar Jesus, Louvá-Lo, optar pela Castidade, viver os Sacramentos estão ultrapassados e não merecem empenho?

    "Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; 42. no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada." Lc 10,41-42

    ResponderExcluir
  5. De 1963 até hoje, a Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização desenvolvida num determinado tempo (quaresma), para ajudar os cristãos e as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos no processo de transformação da sociedade a partir de um problema específico que exige a participação de todos na sua solução. É grande instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão, renovação interior e ação comunitária como a verdadeira penitência que Deus quer de nós em preparação da Páscoa. É momento de conversão, de prática de gestos concretos de fraternidade, de exercício de pastoral de conjunto em prol da transformação de situações injustas e não cristãs. É precioso meio para a evangelização do tempo quaresmal, retomando a pregação dos profetas confirmada por Cristo, segundo a qual a verdadeira penitência que agrada a Deus é repartir o pão com quem tem fome, dar de vestir ao maltrapilho, libertar os oprimidos, promover a todos.

    A Campanha da Fraternidade tornou-se especial manifestação de evangelização libertadora, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Devemos dar a Deus o que é de Deus. A Cezar o que é de Cezar. O Meio-ambiente é criatura de Deus, não é Deus. Leia o post novamente e sem seguida os comentários anteriores. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  7. seguir a Deus não significa ser católico, mas dar exemplo de uma fé viva, praticando os ensinamentos recebidos através do Evangelho de Jesus Cristo Nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Paulo
    Somos ovelhas e necessitadas por natureza de um Pastor. Jesus escolheu seus Apóstolos para nos confirmar a Fé e ainda escolhe. A Santa Igreja (Santa Sé) nos pastoreia fielmente. Para servir e fazer a vontade de Deus, temos q estar congregados onde Ele nos espera, onde ele guarda sua fé.

    ResponderExcluir
  9. Amados irmãos em Cristo,
    Pax et Bonus!

    Concordo com Adimilson. Quaresma é tempo de CONVERSÃO, tempo de evangelização pesada, tempo de meditar sobre cada gota do Sacratíssimo Sangue de Cristo derramada por nós.
    É claro que o dever cristão inclui fazer o bem em todas as formas desta palavra e, portanto, preservar a natureza é nosso dever. Mas "DEBAIXO DO CÉU HÁ UM MOMETO PARA TUDO, E TEMPO CETO PARA CADA COISA"(Ecl,3,1). Que se fale em ecologia! Mas para isso temos todo o resto do ano! Repito: quaresma é tempo de meditar sobre a paixão e morte de nosso Senhor Jesus! Vejam só o que a CF quer que cantemos na quaresma: "Olha, meu povo, este planeta terra:
    Das criaturas todas, a mais linda!" Aah, fala sério! A criatura mais linda de todas é o homem, a imagem e semelhança de Deus! Isso é pura teologia da libertação disfarçada. Para mim não existe cristão light. Quaresma é quaresma.

    Que a paz do Senhor e o amor de Maria permaneçam conosco. Abraços, queridos =)

    ResponderExcluir
  10. Querido Paulo, gostaria de te fazer uma humilde observação.
    Lembra-te de Mt, 16, 18-19? "Por isso Eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a Minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. EU LHE DAREI AS CHAVES DO REINO DO CÉU, e o que você ligar na terra, será ligado no céu, e o que você desligar na terra, será desligao no céu." Jesus é bem claro. Quando houve o dilúvio, havia pessoas boas fora da barca, mas quem estava fora da barca foi consumido pelas águas. Quando Jesus dá "as chaves do Reino dos Céus a Pedro", Ele é muito claro: a salvação só existe dentro da barca de Pedro. Sugiro que você leia o texto do nosso irmão Marcos Paulo, entitulado "Não existe cristão sem Igreja".

    http://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/05/16/nao-existe-cristao-sem-a-igreja/

    Que o Senhor Jesus te dê o discernimento de que precisas.
    Abraços =)

    ResponderExcluir
  11. Olá Larissa
    Seja bem vinda ao Viver Santamente.
    Muito válida e santa suas palavras.
    Obrigado pela contribuição na Evangelização.
    Que Jesus e Maria te abençoe.

    ResponderExcluir
  12. "o homem só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver no seu espírito um sentido pleno da vida; caso contrário, será levado a desprezar-se a si mesmo e àquilo que o circunda, a não ter respeito pelo ambiente em que vive, pela criação".

    " Por isso, a primeira ecologia a ser defendida é a "ecologia humana"

    "a Quaresma é um caminho, é acompanhar Jesus que sobe a Jerusalém, lugar da realização do mistério de sua paixão, morte e ressurreição; nos recorda que a vida cristã é um 'caminho' a ser percorrido, que consiste nem tanto em uma lei que cumprir mas na pessoa de Cristo, a quem devemos encontrar, conhecer e seguir".

    "Sobre tudo a liturgia, a participação nos sagrados mistérios, nos levam a empreender este caminho com o Senhor, revivendo os acontecimentos que nos trouxeram a salvação, mas não como uma simples comemoração, como uma lembrança de coisas passadas".

    Bento XVI

    ResponderExcluir
  13. Deus está em toda parte.Dia e noite,estamos mergulhados no Senhor.Andamos,falamos,vivemos,sempre nele.Eu amor o senhor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...