Páginas

quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Fé professada indica a personalidade.


A fé de uma determinada pessoa qualifica sua forma de relacionar no dia-a-dia. O indivíduo procura em sua fé ou na falta dela, os princípios e os fundamentos para enfrentar as sinuosidades do seu viver. De acordo com a fé professada, as respostas para cada questionamento ou o passo para seguir as vias, são determinados a partir daquilo que sua fé determina. Se um indivíduo vive professando uma fé ateia, em si mesmo ou em deus nenhum, ele irá encarar os tormentos e as alegrias da vida conforme seu jeito ateu de ser. Se acredita em algum deus seguindo esta ou aquela religião ou seita, assim também afetará e configurará suas iniciativas familiares, empresariais e outras mais.

Mais que a personalidade, a fé professada indica se o individuo obterá sucesso em seus intentos. Indica também se viverá bem ou mal entre uma Sociedade, indica sua envergadura intelectual e cultural. Ou seja, além de falar quem é a pessoa, a fé indica quem ela poderá ser. Aquilo que é sustentando pela Religião, as Veredas e as Promessas contidas nos mandamentos ou regimentos religiosos, permearão o alcance geral do individuo que fielmente professa. Se há falsidade no interior constitutivo da fé, haverá falsidade no viver daquele que nela vive. Se há sofrimentos revelados ou não, haverá sofrimentos nas pessoas que vivem, se há qualquer ganho ou perdas, marcas ou vitórias, haverá tudo isto do homem que sustenta o compromisso de crer nas palavras e nos ditames.

Por isto muitos vivem doentes ou saldáveis em suas condutas e nem sempre sabem porquê. Basicamente e fundamentalmente são enraizadas suas condutas e consequências em sua forma de professar a fé. É certo que alguns vivem enganados, porém fieis ao engano. Uns vivem uma promessa sem fim e sem cumprimento algum. Outros mudam sempre de fé a medida que não conseguem seus anseios pessoais, neste caso não estão dispostos a seguirem a fé naquilo que ela dispõem originalmente. 

Outros estudam e põem a fé em questionamento, filosofam, dialogam, duvidam, relutam, estudam e creem, misturando aquilo que conseguem entender com algo mais sublime e superior ao conhecimento. Mesmo assim, vivem (num ferrenho questionamento) aquilo que pensam ser valioso contido nalguma fé, e assim seguem sua personalidade. Penso que NINGUÉM está fora de viver segundo aquilo que crer ou naquilo que não sabe dizer se existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...