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sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Multiplicam investimentos em máquinas e softwares. Quanto se investe no humano?

Matéria de do site CIO (Estratégia de negócios e TI para líderes corporativos) alerta sobre o avanço crescente sobre máquinas, equipamentos e softwares frente ao fraco ou nenhum investimento no humano. O site alerta que chega a ser cinquenta vezes maior o investimento em máquina x homem. Que dureza hein? Fica até feio, triste e frio. Inventam-se máquinas para o bem-estar da humanidade, mas não se investe diretamente nesta mesma humanidade, ela perde para suas próprias ferramentas. Um chip vale mais que uma alma. Um processador vale mais que um coração. Aonde chegaremos? Haverá ambulâncias para socorrer robôs e macas para o humano?

O desenvolvimento realmente será grande quando e onde o humano for reverenciado, onde se entender que ele é a peça principal, o ator, o centro e o fim do bem da invenção. Não haverá melhorias inventivas, ou não se chamará desenvolvimento se o humano não receber seu status verdadeiro. Humano não é sola, não é capacho, não é descartável.

Veja abaixo a matéria:

Está na hora de investir mais no Sistema Operacional Humano

Em 15 anos, muito se fez em tecnologia para proteção de dispositivos. Mas, ao mesmo tempo, o que foi feito em treinamento humano?
Lance Spitzner*, CSO / EUA

Computadores e dispositivos móveis armazenam, processam e transferem informações altamente valiosas. Como resultado, sua organização provavelmente investe muito para protegê-los. Proteja o endpoint e você terá as informações salvas. Humanos também armazenam, processam e transferem informações - as pessoas são, em muitos aspectos, nada mais que outro sistema operacional: o OS Humano

Ainda assim, se você comparar o quanto as organizações investem em segurança para as suas máquinas versus o quanto eles investem em treinamento de funcionários para proteger as informações, você ficará surpreso com a diferença. Por exemplo, empresas geralmente investem nos seguintes recursos para proteger um dispositivo final:

- Software antivírus
- Gerenciamento de correções
- Redes virtuais privadas
- Sistemas de prevenção baseados em host
- Autenticação de dois fatores
- Análise de vulnerabilidades
- Criptografia de endpoint
- Monitoramento de Log

Agora, vá além nessa lista e adicione o custo para assegurar cada computador. Depois acrescente o valor de contratos de suporte, telefonemas para help desk, e quantos funcionários em tempo integral são necessários para manter toda essa tecnologia. Você provavelmente acabará gastando entre 100 e 200 dólares por dispositivo.

Agora, vamos fazer o mesmo cálculo para as pessoas. Quanto você precisa para proteger cada funcionário? Sua empresa provavelmente gastará de 20 a 50 vezes mais protegendo as máquinas que em assegurando o Sistema Operacional Humano - isso se ele estiver realmente funcionando com esses empregados.

Fonte: CIO

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